...
 

Clínica de Odontologia do IESB oferece atendimentos gratuitos

Inscrições para o primeiro semestre 2022 estão abertas


 Clínica de Odontologia do IESB oferece atendimentos gratuitos
Crédito: IESB

O Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado neste domingo, 20/3, alerta para a importância dos cuidados com a saúde dos dentes, hábito que precisa ser mais incentivado entre os brasileiros. Para ter uma ideia, a mais recente Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo IBGE em 2019 e divulgada em 2020, constatou que dos 162 milhões de brasileiros acima de 18 anos, 14 milhões perderam todos os dentes. Além disso, menos da metade dos brasileiros consultou um dentista nos 12 meses anteriores à data da entrevista. Os dados são alarmantes em razão das consequências, que vão da perda dental até o acometimento de problemas de saúde mais graves.


“Além de manter os dentes saudáveis, cuidar da saúde bucal é ter mais qualidade de vida. Entre os problemas mais comuns relacionados estão: cárie, lesões bucais e aftas, mau hálito, gengivite, placa dental, tártaro e até câncer de boca. Além disso, infecções bucais podem causar várias repercussões sistêmicas em articulações, cardíacas e de outros órgãos. A boca não está isolada do corpo humano” explica o professor Anderson Paulo, coordenador da Clínica Odontológica do Centro Universitário IESB.


Muitos desses problemas podem ser tratados ou prevenidos com uma rotina de cuidados bucais diário, tais como: eliminação da placa dental por meio de escovação adequada de duas a três vezes ao dia; uso do fio dental diariamente; limpeza da língua, utilizando a própria escova ou um raspador para tirar a placa bacteriana sobre a língua, de aspecto amarelado; consumo moderado de açúcar; utilização de produtos de higiene bucal, inclusive creme dental que contenha flúor; ir ao dentista regularmente, entre outros.

IESB oferece atendimentos gratuitos

Para colocar a teoria em prática e oferecer apoio a população que mais precisa no Distrito Federal, a clínica integrada de odontologia do Centro Universitário IESB realiza atendimentos nas áreas de endodontia (tratamento de canal), dentística (restaurações), periodontia (limpeza e tratamento de gengiva) e extração de dentes. Os serviços são 100% gratuitos e feitos por alunos do curso de Odontologia do IESB, na Asa Sul, com supervisão e acompanhamento de professores supervisores. Para se inscrever, basta clicar aqui e preencher o formulário


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXUeI_J8AP_yEUs8VuObiqtPEoiTX3PWbgIs7lFukCqOWbPQ/viewform


"No estágio, os alunos executam os procedimentos sob supervisão dos professores de diferentes áreas. Além disso, é ótimo para a população porque é um atendimento de nível excelente e sem custo algum", explica o professor Anderson.


Aluna do 7º semestre de Odontologia no IESB, Isabel Cristina Soares é uma das estudantes que realiza o estágio na clínica e compartilha, com orgulho, a importância do projeto. “Por meio do atendimento gratuito é possível oferecer um tratamento que visa diagnosticar, controlar e promover a saúde bucal da população, bem como melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos indivíduos que nos procuram para atendimento”, completa a aluna.

1.101 visualizações0 comentário