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Conceito Preliminar de Curso 2019 aponta desempenho das instituições de ensino superior do país

O conceito é calculado a partir dos resultados do Enade

Agência Educa Mais Brasil

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, na última quarta-feira (9), um levantamento que mostra que dos 8.188 cursos de graduação participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 e com Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2019 calculado, 91,6% (7.501) tiveram desempenho entre as faixas 3 e 5 do indicador.

O cálculo do CPC das instituições é importante para nortear a elaboração de políticas educacionais por parte do Governo. O conceito serve, também, como subsídio para a supervisão e a regulação da educação superior. Além disso, é possível verificar o CPC em cada uma das categorias administrativas participantes do Enade 2019.

Dos 2.167 cursos ministrados em faculdades, 82,1% alcançaram desempenho entre as faixas 3 e 5. Dos 2.126 cursos de centros universitários, 91,2% tiveram CPC acima de 3. O melhor percentual é dos cursos de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Centros Federais de Educação Tecnológica, com 98,2% alcançando uma das três faixas de maior desempenho. Em seguida estão as universidades, com 96% dos cursos nas faixas de 3 a 5.

Presencial e EaD

O ensino presencial lidera os cursos com CPC 2019, com 98% de cursos avaliados. Dos 8.038 cursos presenciais com o conceito calculado, 92% (7.366) estão entre as faixas 3 e 5. Apenas 2% (150) dos cursos com esse indicador são da modalidade de ensino a distância (EaD). Destes, 90% (135) tiveram desempenho entre a terceira e a quinta faixas.

Outra avaliação do MEC pode ser percebida quanto às instituições públicas e privadas. No total, 75% dos cursos de bacharelado com o CPC 2019 calculado são de instituições privadas e 25% pertencem a instituições públicas. Já em relação aos cursos tecnológicos, 83% correspondem a graduações ofertadas em instituições privadas, enquanto 17% são de instituições públicas.

Para que serve o CPC?

O CPC é um indicativo que faz parte da avaliação do MEC dos cursos e instituições de ensino superior. O conceito auxilia na elaboração de políticas e estratégias para o campo educacional, trazendo um embasamento científico para as decisões. Através dele é possível verificar quais são as necessidades da educação superior.

O CPC agrega quatro dimensões da qualidade da educação. Seu cálculo considera o desempenho dos estudantes (avaliado no Enade), o valor agregado pelo processo formativo, de acordo com o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

Além disso, também são verificadas as informações referentes à titulação e ao regime de trabalho dos docentes (coletadas pelo Censo da Educação Superior), bem como a percepção dos alunos sobre aspectos como infraestrutura e recursos didático-pedagógicos oferecidos ao longo do curso. Esta última dimensão é aferida por meio das respostas colhidas no Questionário do Estudante, do Enade.

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