
Constantes quedas de energia atormentam população da grande Ceilândia
As quedas de energia elétrica já se transformaram em rotina em Ceilândia, a maior região administrativa do DF. De acordo com relatos da população, as interrupções no fornecimento de energia ocorrem quase que diariamente e já causaram inúmeros prejuízos materiais em residências e estabelecimentos comerciais.
A falta de energia elétrica acontece a quase todo instante, não sendo necessário sequer estar chovendo. As quedas bruscas no fornecimento causam perdas de eletrodomésticos nas residências e estabelecimentos, além de contribuir para o aumento da violência, quando há a escuridão nas ruas.
“Nos últimos meses, o fornecimento de energia elétrica está deixando muito a desejar. Recentemente tive que desembolsar R$ 60 para consertar um televisor, que não ligou mais após uma das quedas de energia, lamentou o aposentado José Carlos da Silva.
O problema também vem trazendo prejuízos ao comércio local. De acordo com o proprietário de uma casa lotérica da cidade, muitos clientes estão deixando de pagar suas contas em Ceilândia por conta da falta de energia. “O nosso gerador é pequeno e não segura a energia por muito tempo. Muitos clientes chegam na lotérica e não podem fazer os pagamentos, uma vez que o sistema está desligado. Aí, para não pagarem as contas com juros, dirigem-se até Taguatinga”, disse o comerciante.
A população teme que as quedas, possam oferecer risco e prejuízo com a possibilidade de queima de eletrodoméstico. O risco é ainda maior para a população de baixa renda, que não possui equipamentos de proteção com a queda de energia, e pode perder os equipamentos que garantem um mínimo de conforto em suas residências.
As constantes quedas de energia não têm afetado somente a cidade, como também os diversos povoados e sítios da zona rural. As atividades no campo, também estão sendo prejudicados com as falhas.