...
 

Fábrica de reaproveitamento de entulho da Novacap recicla material descartado em obras do DF


Fábrica de reaproveitamento de entulho da Novacap recicla material descartado em obras do DF

A quantidade de entulho gerada em obras é bastante significativa e demonstra um grande desperdício de material. Pensando na economia para os cofres públicos, e também preocupada com o meio ambiente, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) realiza a reciclagem de entulhos resultantes de reformas e demolições de obras, utilizando materiais como o concreto, argamassa, tijolos, telhas cerâmicas, blocos e outros.

Na fábrica da Novacap, por meio de um maquinário específico, o entulho de obras realizadas pela Companhia é reciclado e produz agregados como areia, pedrisco, bica corrida e britas de diversos tamanhos. O material é reaproveitado e usado como matéria prima para a fabricação de blocos de vedação juntamente de artefatos de cimento, além de poderem ser utilizados em bases de calçadas, acessos, meios-fios, blocos, calçadas, bancos e mesas de praças, calçamentos, enchimento de fundações, tijolos ecológicos e pisos e contrapisos entre outros.

Vários espaços públicos já receberam benfeitorias com as peças geradas pela reciclagem do entulho realizada pela Novacap. Um exemplo, são as churrasqueiras 4 do Parque da Cidade que ganharam novos bancos e as mesas em comemoração aos 40 anos do parque.

O presidente da Novacap, Julio Menegotto, ressalta que entre os principais resultados produzidos pela reciclagem do entulho estão os benefícios ambientais conseguidos não só por diminuir a deposição em locais irregulares, mas também pela economia de gastos para a Novacap.

“Em vez de poluírem o meio ambiente, as peças reutilizadas estão servindo para tampar uma boca de lobo, um meio fio, para a produção de um banco de concreto para uma escola e de uma praça. Nós estamos reutilizando algo que iria poluir o meio ambiente”, reforça Julio.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O custo das intervenções já está incluso nas despesas da Novacap uma vez que ocorrem por meio de obra direta. Outra vantagem sustentável, é o reaproveitamento da água da chuva na fábrica de reciclagem, o que corresponde a uma economia de 950 mil reais anualmente para a Companhia.

Operação

A fábrica de reciclagem da Novacap tem a capacidade de processamento de uma a 5 toneladas de entulho e usa mão de obra da Funap – Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso. Em apenas um dia tem a capacidade de produzir: 200 meios-fios; 150 tampas de bocas de lobo; 8 bancos de praças e 10 mesas redondas para praças e parquinhos.

De acordo com a Agefis existem cerca de 300 pontos de descarte irregular de lixo e entulho em todo o Distrito Federal. Nestes locais, só no primeiro semestre de 2018 já foram recolhidas pelo SLU cerca de 239 mil toneladas de entulho.

#Agefis #Novacap #ParquedaCidade

0 visualização0 comentário