...
 

Grafiteiros de Ceilândia revitalizam fachada de atacarejo com história da cidade

Desenhos estampados na parede valorizam a cultura e os costumes dos moradores da cidade


Grafiteiros de Ceilândia revitalizam fachada de atacarejo com história da cidade
Crédito: Buzz Filmes

Imagens de encher os olhos, com cores, curvas e nuances que mostram os costumes, a cultura e os pontos mais conhecidos de Ceilândia (DF) estão chamando a atenção dos moradores que passam em frente à loja do Fort Atacadista, atacarejo do Grupo Pereira. Na cidade a presença nordestina é forte. E isso se reflete nas manifestações artísticas que remetem à cultura popular do Nordeste. Entre elas estão o tradicional São João do Cerrado, os encontros de repentistas e cordelistas na Casa do Cantador e forrós comandados por trios de forró pé-de-serra, com a formação de sanfona, zabumba e triângulo.


Para prestigiar a cultura genuína de Ceilândia o Fort Atacadista firmou parceria com um grupo de grafiteiros para pintar a fachada lateral da unidade com desenhos que representam pontos marcantes de Ceilândia, destacando a cultura local com arte em grafite.

Um dos autores do grafite é Carlos Astro do 1V2M (Uma vida, dois mundos). Entusiasmado, ele conta que desenvolve este trabalho para a rede de atacarejos desde 2019 e tem orgulho em ver sua profissão reconhecida e valorizada. “Aqui trouxemos os principais pontos da nossa cidade. Passamos pela caixa d’água, pela feira, pelo bar, partimos para o tradicional dominó no centro de Ceilândia, comércios, a Casa do Cantador na Ceilândia Sul e terminamos com as frutas representando o