...
 

Home office: saiba como manter a produtividade sem estresse

Funcionários se sentem mais motivados realizando o trabalho em casa, diz pesquisa


Maioria dos profissionais que estão trabalhando em casa (cerca de 73%), na chamada modalidade home office, está satisfeita em exercer suas atividades fora do escritório, segundo dados da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e Fundação Instituto de Administração (FIA).


Nesse modelo de trabalho a distância, os colaboradores se sentem mais motivados para realizar as tarefas profissionais, aumentando a produtividade, ao mesmo tempo em que as empresas reduzem custos operacionais internos. Por isso, muitas corporações avaliam manter o home office por mais tempo.


Para aproveitar melhor o trabalho em casa sem prejudicar a saúde, a fisioterapeuta Carine Pimenta cita algumas providências que devem ser adotadas. “Fazer alongamentos podem ajudar no relaxamento muscular e evitar tensões. Além disso, é importante manter o computador na altura dos olhos para evitar uma flexão ou extensão excessiva da cervical. Ter uma cadeira confortável que permita pés e braços apoiados no ângulo de 90 graus também é importante para evitar dores”, alerta a profissional.


Além das dicas acima, para melhorar a produção em casa outros fatores também devem ser levados em consideração, a fim de potencializar os resultados e evitar a fadiga. Confira!



1 – Ambiente

Assim como recomenda-se a quem está estudando, no caso de quem está trabalhando em casa a dica também serve: reserve um espaço para ser utilizado exclusivamente para trabalhar, pois essa atitude é importante para evitar perder o foco e conseguir manter a produtividade.


Assim, tente reproduzir um local com aparência de um escritório, com mesa, cadeira ergonômica e equipamentos de informática. Também é importante cuidar da iluminação e ventilação do espaço.


2 – Organização

Comprometimento com a organização é essencial para otimizar o tempo de trabalho em casa. Para isso, se for necessário, reserve poucos minutos da noite para planejar as atividades do dia seguinte estabelecendo as tarefas mais urgentes que precisam ser cumpridas logo pela manhã.


3 – Motivação

Longe dos colegas, a automotivação é um desafio para manter no home office e pode prejudicar na concentração e no rendimento das atividades. Por isso, mantenha em mente os objetivos e as metas do trabalho, para ter uma melhor noção dos resultados e manter a produtividade.


4 – Descanso

Trabalhar em casa não é sinônimo de mais trabalho nem de isolamento. Por isso, faça pequenas pausas durante o expediente para descansar a mente e manter a concentração. Entre 10 e 15 minutos converse com as pessoas que estão em casa, circule pelo ambiente, faça um lanche, beba água e se alongue. Tais momentos de descanso não prejudicam a rotina, desde que bem planejados.


Fonte: Agência Educa Mais Brasil

60 visualizações0 comentário