...
 

O que abre e o que fecha no feriado da Proclamação da República

Os serviços públicos do Distrito Federal serão afetados nos próximos dias. Além do feriado da Proclamação da República, celebrado na sexta-feira (15), a quarta (13) e a quinta (141) foram definidas como pontos facultativos em virtude de um encontro do Brics (grupo composto por Brasil, Rússia, Índia e China) na capital. Por conta desse evento, o trânsito será impactado na Esplanada. Confira, abaixo, como será o esquema especial de funcionamento nos três dias.

SEGURANÇA

Corpo de Bombeiros Militar Trabalha em regime de escalas de 24 horas, sem interrupção.

Polícia Militar Não haverá expediente administrativo a partir das 13h de quarta-feira (13). Depois, começa o plantão. O trabalho será em regime de escala, no esquema dos fins de semana. O policiamento estará na ativa 24 horas em todo DF, sem alterações.

Polícia Civil Funcionará em regime de plantão a partir das 12h de quarta (13), seguindo o planejamento até o fim de semana. Os registros pela Delegacia Eletrônica podem ser feitos normalmente.

Defesa Civil Funcionará em esquema de plantão, com equipe de campo e pelo telefone 199, em casos de emergências.

SAÚDE

A partir das 12h de quarta-feira (13), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ambulatórios e policlínicas estarão fechados e seguem sem expediente até o feriado, na sexta-feira (15). Aquelas com expediente aos sábados terão funcionamento normal.  Veja a lista completa das UBSs que funcionam no sábado.

A Secretaria de Saúde (SEE) recomenda aos pacientes com consultas agendadas para esses dias que procurem as unidades o quanto antes, a fim de efetuar e remarcação. Quem tem exames e cirurgias agendadas será informado caso haja necessidade de alteração na data dos procedimentos. 

Emergências Todas as emergências dos hospitais regionais e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) vão funcionar 24 horas por dia, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo telefone 192. Hospitais de Base e de Santa Maria também funcionam normalmente.

Centros de saúde e ambulatórios Fechados todos os dias.

Farmácias de alto custo Ficarão fechadas todos os dias. A recomendação da SEE é de que pacientes que estarão sem insumos nas datas devem antecipar a ida ao local. Aqueles que estavam agendados serão atendidos na terça-feira (12).

Hemocentro Funcionará normalmente nos dias dos pontos facultativos, das 7h às 18h, mas fechará na sexta-feira (15), devido ao feriado. No sábado (16), reabre em horário normal. A instituição, que não funciona domingo, fica no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A (Asa Norte). Agendamento de doações e mais informações: telefone 160, opção 2.

Iges-DF Nos dias com ponto facultativo, o expediente será normal para os colaboradores das áreas de assistência à saúde nas unidades que integram o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). Na sexta-feira (15), não haverá expediente administrativo.

SERVIÇOS PÚBLICOS

BRB As agências do Banco de Brasília (BRB) e as unidades do BRB Conveniência abrirão normalmente nos dias de ponto facultativo. No feriado, estarão fechadas.

Detran-DF

  1. Expediente administrativo: das 7h às 12h de quarta (13). Na quinta-feira (14), a fiscalização e a engenharia de tráfego estarão em escala de plantão.

  2. Vistoria veicular: os usuários com vistoria veicular agendada para a quarta-feira (13), no período da tarde, e na quinta-feira (14) deverão procurar o posto onde foi feita a marcação, no mesmo horário, entre os dias 18 e 22 de novembro, sem a necessidade de reagendamento.

  3. Prova prática de direção: as bancas examinadoras funcionarão normalmente nos dias 13, 14 e 16.

  4. Diretoria de Educação: as aulas e cursos oferecidos pela Escola Pública de Trânsito ocorrerão normalmente.

DER Não haverá atendimento a partir das 12h de quarta (13), nem na sede nem no nosso posto do 3º Distrito Rodoviário, em Samambaia. O expediente voltará ao normal na segunda-feira (18) a partir das 7h. Haverá fiscalização de trânsito e operação tapa-buracos em regime de plantão.

Agências do Trabalhador Fecham às 12h de quarta-feira (13) e reabrem na segunda-feira (18).

Na Hora Postos do Na Hora funcionarão até as 12h de quarta-feira, conforme prevê o decreto que determinou os pontos facultativos. Não haverá expediente no feriado de sexta-feira.

Escolas públicas A critério da direção, poderão aderir aos dias de ponto facultativo.

CAPs Somente os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, permanecem com atendimento 24 horas por dia. As demais unidades dos tipos I e II, estarão fechados a partir das 12h de quarta-feira (13).

Restaurantes comunitários Fechados somente no feriado de sexta-feira (15).

Ceasa Abre normalmente nos dois dias de ponto facultativo, mas fecha na sexta-feira (15).

Outros órgãos A Junta Comercial e a Ouvidoria Geral não terão atendimento presencial. Caesb não terá alterações no atendimento.

TRANSPORTE

Metrô Funcionará normalmente nos dias de ponto facultativo. No feriado, das 7h às 19h.

Ônibus

  1. Quarta-feira (13): linhas que ligam as Regiões Administrativas – tabela horária normal até as 14h e tabela de sábado após as 14h. Linhas circulares que atuam nas Regiões Administrativas: não haverá mudanças.

  2. Quinta-feira (14): Tabela com horários de sábado em todas as linhas.

  3. Sexta-feira (15): Tabela com horários de domingo em todas as linhas.

PONTOS TURÍSTICOS

Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

Jardim Botânico (Área Especial, Setor de Mansões Dom Bosco, entrada pela QI 23 do Lago Sul) Abrirá todos os dias normalmente, das 9h às 17h. O ingresso custa R$ 5 por pessoa. Entrada franca para crianças de até 12 anos, idosos (acima de 60 anos) e pessoas com deficiência. De terça-feira a domingo, das 7h às 8h50, é permitida a entrada sem cobrança de ingresso somente a pedestres e ciclistas. Contato: (61) 3366-5597

Jardim Zoológico (Avenida das Nações, L4 Sul) Será aberto normalmente nos dias de ponto facultativo e feriado, das 8h30 às 17h. A entrada custa R$ 10. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam meia-entrada. Para crianças com até 5 anos de idade e pessoas com deficiência, o ingresso é gratuito.

ESPAÇOS CULTURAIS

O Museu da República, a Biblioteca Nacional e Centro Cultural 3 Poderes (Panteão, Espaço Lúcio Costa e Museu da Cidade) ficarão fechados. Os outros equipamentos culturais funcionam normalmente.

#Feriado #ProclamaçãodaRepública

0 visualização0 comentário