...
 

Projeto oferece cursos gratuitos de Fotografia, Roadie, Empreendedorismo e Cenografia em Ceilândia

Os cursos de Fotografia, Roadie, Empreendedorismo e Cenografia estão entre as opções e acontecem em modo presencial


Projeto oferece cursos gratuitos de Fotografia, Roadie, Empreendedorismo e Cenografia.
Crédito: Wix.

Entre fevereiro e agosto de 2022, o Educação e Cultura oferece cursos voltados, principalmente, para pessoas interessadas em atuar no mercado criativo. A programação conta com 10 distintos cursos presenciais, como fotografia e montagem de espetáculo, por exemplo, totalizando 30 horas cada, todos com certificados emitidos pela Central Única das Favelas, no DF. As inscrições podem ser feitas pelo site e os encontros acontecem no Centro Universitário IESB, Campus Ceilândia.


Esta iniciativa é realizada pela Associação Cresce DF, tem fomento da Secretaria Especial do Ministério do Turismo e apoio da Central Única das Favelas DF (Cufa DF).


Entre seus objetivos está o de atender à meta 11 do Plano Nacional de Educação, a fim de contribuir, em 95%, para o aumento no emprego formal do Setor Cultural. Assim, a proposta segue uma linha temática, segundo a qual seus aprendizes poderão atuar como profissionais capacitados em projetos da parceira Cufa, a exemplo do Top Cufa. Além disso, ao final do projeto, terão a oportunidade de montar um espetáculo teatral, atuando em toda a cadeia produtiva, como iluminação, produção e interpretação para compor a peça.


“Uma parte significativa de nosso público são jovens das comunidades periféricas do Distrito Federal com interesse em unir teoria e prática em sua aprendizagem. Pensando nisso, unimos a sala de aula com as atividades, proporcionando uma grande integração curricular”, explica o coordenador pedagógico da ação, Rafael Soul.


O presidente da Cufa DF, Bruno Kesseler, compartilha sua perspectiva a respeito da parceria com o projeto: “este ano, pretendemos apoiar projetos como o Educação e Cultura, a fim de contribuir para o incremento das possibilidades de trabalho da classe atuante no mercado criativo e de toda a rede envolvida com a produção artística. Acreditamos no potencial dessa categoria, por isso, apostamos na criação de redes de apoio, como a que criamos com a Cresce DF, para fortalecer a atuação dessas e desses profissionais”.


Angélica Diano, professora do curso de empreendedorismo, também relata sua visão sobre o Empreenda: “trata-se de um projeto, uma iniciativa muito importante para nossas comunidades, nossas periferias. É uma enorme satisfação atuar junto a essa maravilhosa equipe".

Cronograma dos Cursos

As formações são ministradas por um seleto grupo de profissionais locais e atendem a distintas áreas de trabalho, em três diferentes momentos. Na etapa de fevereiro/março, os cursos são de fotografia, roadie/cenotécnica, empreendedorismo e cenografia; na de maio/junho, produção/gestão de projetos, audiovisual e teatro; e na de julho/agosto, dança, canto e prática de montagem de espetáculo.


A primeira etapa do Educação e Cultura abre quatro cursos a seu alunado, todas no IESB Ceilândia. São eles:

● Fotografia com Tatiana Reis: conceitos básicos de fotografia, equipamento fotográfico, luz e movimento, olhar brincante e dinâmica para eventos culturais.

Datas: 14, 16, 21, 23 de fevereiro e 4, 7, 9, 14, 16 e 21 de março.

Horário: 14h às 17h.

●Roadie/cenotécnica com Renato Ravengar: orientações primárias sobre como atuar na gestão técnica de espetáculos, provendo soluções para grupos.

Datas: 14, 16, 21, 23 de fevereiro e 4, 7, 9, 14, 16 e 21 de março.

Horário: 14h às 17h.

●Empreendedorismo com Angélica Diano: conceitos e definições, características dos empreendedores, habilidades, competências e identificação das oportunidades de negócios.

Datas: 14,15, 16, 17, 21, 22, 23 24 de fevereiro e 03 e 04 de março.

Horário: 19h às 21h

●Cenografia com Thais Sampaio: conceito de cenografia e sua função aplicada em diferentes ambientes e propostas, pelo estudo e pelas experimentações livres.

Data: 15, 17, 22, 24 de fevereiro e 3, 8, 10, 15, 17 e 22 de março.

Horário: 14h às 17h.


Serviço: Educação e Cultura.

Data: de fevereiro a agosto de 2022.

Modo: presencial.

Local: Centro Universitário IESB, Campus Ceilândia.

Inscrições: http://crescedf.com.br

429 visualizações1 comentário