...
 

Secretaria recebe inscrições de chapas para eleições dos Conselhos Comunitários de Segurança

Começou nesta quarta-feira (10), no andar térreo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, as inscrições das chapas para disputar as eleições dos Conselhos Comunitários de Segurança – Consegs, que ocorrerão no dia 14 de setembro.

Para concorrer, deve-se montar uma chapa com 4 integrantes e se inscrever até o dia 31 de julho. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) são canais de participação popular que tratam de assuntos ligados à segurança pública e ajudam a integrar as comunidades locais aos órgãos de segurança por intermédio da SSP/DF.

Foram criados em 2011 e, atualmente, estão presentes em todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

De caráter consultivo, sem fins lucrativos e de cooperação voluntária, atuam como espaços para discussão e análise de problemas que impactam a área, como a necessidade de ações de conservação ou revitalização de lugares públicos.

Os Consegs realizam reuniões ordinárias mensais onde a comunidade contribui com críticas, sugestões e observações de situações que envolvem a segurança pública direta ou indiretamente.

Recebem as demandas da sociedade, encaminhando-as e articulando a solução junto aos órgãos governamentais. Também auxiliam no monitoramento, na avaliação e na gestão dos resultados alcançados.

Atualmente, o DF possui 37 Consegs, sendo que cada uma das 31 regiões administrativas contam com pelo menos um deles. Cada conselho possui uma diretoria composta por Presidente, Vice-Presidente, Diretor Comunitário, Primeiro e Segundo Secretários que são eleitos pela comunidade, obedecendo o Regulamento do Processo Eleitoral. Os cargos têm mandato de quatro anos, sendo admitida a reeleição para um único período subsequente.

Documentos necessários para inscrição de chapa

1- Duas fotos, 3×4; 2- Cópia da carteira de identidade; 3- Cópia do cadastro de pessoa física – CPF; 4- Cópia do certificado de reservista; 5- Certidão negativa criminal federal; 6- Certidão negativa criminal do Distrito Federal; 7- Certidão negativa eleitoral; 8- Comprovante de residência, de domicílio ou de exercício de atividade funcional ou profissional na área de abrangência do respectivo Conseg há pelo menos dois anos ininterruptos; 9- Declaração de compatibilidade com o Art. 2º da Portaria/SSP nº 074, de 1º/07/2019.

ASCOM SSP/DF

#ConselhosComunitáriosdeSegurança #eleições #SSPDF

0 visualização0 comentário