O Centro Obstétrico do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) recebeu, nesta terça-feira (3), cinco bolas de pilates. Utilizada durante o trabalho de parto, a técnica reduz o desconforto do pré-parto, além de promover às gestantes o alívio das dores e a melhoria da mobilidade pélvica. No total, foram entregues 102 unidades pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal para 11 hospitais regionais e a Casa de Parto de São Sebastião. O investimento foi de R$3.920,00.
De acordo com o diretor do Hran, Sócrates Souza Ornelas, o método melhora as condições das parturientes e a qualidade do parto. “É uma satisfação receber esse material para que possamos proporcionar, cada vez mais, o parto humanizado às gestantes”, destacou.
Do total de bolas suíças entregues, 52 possuem 65 centímetros de diâmetro e 50 têm 55 centímetros. Essa diferença de tamanhos abrange a variação de estatura das gestantes.
“Sabemos que toda a rede está recebendo esse dispositivo. Queremos agradecer à Secretaria de Saúde pela atitude, a fim de que o parto se torne mais leve e agradável às mulheres e que elas tenham seus bebês de forma feliz”, ressaltou a enfermeira obstétrica do Hran e preceptora da Residência em Enfermagem obstétrica do hospital, Gerusa Amaral de Medeiros.
Segundo a gerente de Serviços de Enfermagem Obstétrica e Neonatal da pasta, Gabrielle Medeiros, a técnica traz diversos benefícios. “Por ser instrumento lúdico, tira um pouco da atenção da paciente com relação à dor que ela está sentindo”, explicou.
A bola também permite à paciente permanecer em posição vertical. “Com isso, a gestante tem mais liberdade, podendo ser a protagonista do parto, pois é ela quem vai parir e a equipe de enfermagem estará próxima para auxiliá-la”, acrescentou a gerente.
Essa posição ajuda ao bebê forçar o colo do útero. “Isso acelera a dilatação e o trabalho de parto normal”, complementou Gabrielle. Quando a mulher está sentada na bola suíça, pode receber massagem e apoio do esposo ou do acompanhante que esteja sentado atrás.
“Trata-se de um recurso de tecnologia leve, sem grandes custos e traz um impacto muito positivo no desfecho do trabalho de parto, parto e nascimento. Culturalmente, a mulher paria apenas deitada. Hoje em dia, a bola suíça faz com que a gestante fique mais ativa”, concluiu Gabrielle.
* Com informações da Secretaria de Saúde-DF
Veja mais:
Rapidinha do Protázio: Homicídio na ADE de Taguatinga.
Nova chance de acertar dívidas com CEB, Caesb e Fazenda
Rapidinha do Protazio: Dois homicídios na noite de Ceilândia.
Apresentação do espetáculo “Eu odeio meu chefe” em Ceilândia
Grupo Candango de Criminologia busca advogados voluntários
Secretário de Planejamento garante que recursos para infraestrutura em Ceilândia estão garantidos.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)