DF tem quase 25 mil casos de dengue; cinco mortes são investigadas

Saúde apresenta dados atualizados sobre a situação da dengue no DF

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Secretaria de Saúde divulgou, nesta segunda-feira (3), o Boletim Epidemiológico de Dengue até a Semana Epidemiológica 21/2019, que abrange os dias 19 a 25 de maio. No acumulado do ano, foram 24.662 casos notificados de dengue, dos quais 23.969 (97,2%) são de pessoas residentes no Distrito Federal. Desses registros, 21.441 (89,4%) estavam classificados como casos prováveis de dengue.

A Região de Saúde Leste continua registrando o maior número de casos prováveis entre todas as regiões de saúde do DF, com 4.595 casos prováveis acumulados neste ano. Em seguida, estão as regiões de Saúde Norte, com 4.346 (20,3%) casos prováveis, e a Sudoeste, com 3.827 (17,8%) casos prováveis.

Foram confirmados, até agora, 21 óbitos por dengue. A Região de Saúde Norte apresenta o maior número de óbito: 28,6% do total do DF. Ressalta-se que houve óbitos em cinco casos prováveis de dengue, cuja confirmação ainda depende de investigações epidemiológicas em andamento. Um total de 37 notificações de óbitos em casos prováveis de dengue, após as investigações epidemiológicas, foram descartadas.

Os exames apontam que a dengue tipo II ainda é a predominante, totalizando 73% das amostras analisadas por biologia molecular e detectado em moradores de todas as regiões de saúde.

CUIDADO – As equipes da Atenção Primária têm desenvolvido atividades de sensibilização em seus territórios quanto aos aspectos epidemiológicos e aos assistenciais. E, sempre que acionada, a Subsecretaria de Vigilância à Saúde tem participado dessas atividades de maneira colaborativa, incluindo controle vetorial em localidades de aglomerados de casos prováveis.

A instalação de unidades de hidratação, com coordenação operacional própria, anexas às unidades de saúde, em localidades onde a transmissão de dengue alcançou números expressivos, tem reduzido as complicações e a gravidade dos casos de dengue.

LEIA TAMBÉM -   Pacientes com câncer podem comemorar fim do tratamento tocando o Sino da Superação

Desde que começaram a operar, no dia 25 de maio, as dez unidades de hidratação fizeram 9.348 atendimentos. Foram notificados 6.264 casos suspeitos de dengue. Desse total, 1.617 receberam hidratação e/ou medicação. O número de removidos foi de 203 pacientes.

Confira aqui  o boletim na integra.

Agência Saúde

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

%d blogueiros gostam disto: