Dia D de vacinação para jovens será neste sábado (30)​

Dia D de vacinação para jovens será neste sábado (30)​

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

O Dia D da segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo será neste sábado (30). O público-alvo são os jovens entre 20 e 29 anos. Ao todo, 51 salas de vacina estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Distrito Federal, das 8h às 17h. Um posto itinerante será montado no Shopping Deck Norte, no Lago Norte, durante o horário comercial, para aproveitar o fluxo de pessoas.

“Há um esforço do governo para vacinar esses jovens, pois é uma faixa etária com alto índice de casos de sarampo e que não está com a cartão de vacina em dia. Lembrando que dos cinco casos notificados no DF, este ano, três foram nessa faixa etária e outro em uma pessoa de 18 anos”, detalhou a gerente de Imunização da Secretaria de Saúde, Renata Brandão.

O objetivo da campanha é atualizar o cartão de vacina com a Tríplice viral. Além dela defender contra rubéola e caxumba, também protege contra o sarampo. Por isso, é importante para o público-alvo resgatar o cartão de vacina e levar aos postos.

“É necessário que levem o cartão para avaliarmos a situação vacinal. De preferência, resgatem todas as cadernetas, até as de infância, para verificarmos que vacinas faltam. Caso não tenham nenhum cartão, podem comparecer mesmo assim, para atualizarem a situação vacinal e receberem um novo”, ressalta a técnica de Imunização da Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis de Transmissão Hídrica e Alimentar, Fernanda Ledes.

Todos os indivíduos, entre um e 29 anos, têm de ter duas doses da vacina Tríplice viral, e dos 30 aos 49 anos, uma dose.

Disponibilidade
Apesar de sábado ser o último dia de campanha neste ano, a vacina está disponível conforme a rotina das unidades, que funcionam de segunda a sexta-feira nos horários específicos de cada local.

Ao todo, 200 mil doses da Tríplice viral foram disponibilizadas para o Distrito Federal. A vacina é encaminhada a todos os estados pelo Ministério da Saúde.

Doença
O sarampo é contagioso e o vírus é transmitido por uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. Os sintomas da doença são manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal.

Caso a pessoa apresente os sinais e sintomas da enfermidade, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, informar ao profissional sobre sua situação e dizer se teve contato com algum caso suspeito. Recomenda-se que as pessoas com suspeita de portar a doença evitem deslocamentos desnecessários, pois o sarampo é altamente contagioso.

A patologia pode acometer adultos e crianças, com risco de complicações graves e até de evolução para morte. Embora os adultos sejam mais resistentes que as crianças, as complicações são as mesmas. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça.

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: