HTLV: parente do HIV, vírus infecta células de defesa e atinge 750 mil pessoas no Brasil

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Setecentas e cinquenta mil pessoas estão infectadas no Brasil pelo vírus HTLV. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer José Alencar (Inca). O HTLV é um retrovírus da mesma família do HIV, que infecta um dos tipos de células humanas de defesa. Ele é transmitido de maneira semelhante ao HIV: relação sexual, compartilhamento de seringas, aleitamento materno, transfusão de sangue.

Adjeane Oliveira, integrante do grupo HTLVida, uma instituição de apoio para quem tem o vírus, conta que adquiriu o vírus ainda bebê durante a amamentação.

O Brasil é considerado uma área endêmica para o vírus, sendo as regiões Norte e Nordeste com maior índice da doença.

Uma pesquisa desenvolvida pela Fiocruz Bahia mostrou que o estado tem a maior taxa de infecção de HTLV no país.

O estudo contou com amostras de 234 mil pessoas de 394 municípios da Bahia, do período de 2004 a 2013. A pesquisadora da Fiocruz Bahia, Fernanda Grassi, conta as principais causas da doença e suas consequências: a leucemia e paraparesia estática.
 
Fernanda disse ainda que, diferentemente do HIV, que destrói o sistema imunológico, o HTLV provoca alterações que prejudicam a qualidade de vida e causa doenças como leucemia, incontinência urinária, disfunção erétil e problemas neurológicos. Ainda não há cura.

Por isso, a prevenção é importante, recomenda-se a utilização de preservativo e que gestantes façam o teste, o que, na Bahia, já é obrigatório no pré-natal.

*Com Informação da Radioagencia Nacional

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: