Procedimentos de urgência e emergência permanecem sendo feitos nos hospitais da rede
Para concentrar esforços nos atendimentos de urgência e emergência em toda a rede pública de saúde do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde prorrogou, até o dia 9 de agosto, a suspensão das cirurgias eletivas. A medida ocorre enquanto o Distrito Federal atravessa o pico e platô da pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2.
A secretaria lembra que esse tipo de procedimento está suspenso desde o dia 29 de junho. A exceção permanece para os procedimentos oncológicos, cardiovasculares e transplantes, que continuarão sendo feitos normalmente. O subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Gustavo Bernardes, esclarece que a prorrogação foi necessária especialmente para garantir o atendimento dos casos graves da Covid-19.
“Continuamos com muita dificuldade de compra de sedativos e anestésicos, necessários para a intubação dos pacientes que necessitam de suporte ventilatório, enquanto ainda temos um alto número de internações”, avalia o gestor. Devido a pandemia, existe uma escassez mundial de substâncias e medicamentos utilizados para a sedação.
Assistência
O objetivo inicial da medida era assegurar a retaguarda de leitos no momento em que é esperado uma demanda maior nos hospitais. Com isso, a pasta espera disponibilizar as salas cirúrgicas que eram reservadas para os procedimentos eletivos aos pacientes da Covid-19, da mesma forma, os leitos de enfermarias que eram reservados para a recuperação daqueles pacientes ficam disponíveis para os que se recuperam dos sintomas ocasionados pelo vírus.
Os pacientes com alguma cirurgia de menor gravidade agendada entre os dias 29 de junho e 9 de agosto, serão remarcados para depois dessa data.
*Com informações da Secretaria de Saúde
Veja mais:
DF ganha clínica da mulher com capacidade para 3.700 atendimentos por mês
Área de saúde oferece o maior número de vagas
Saúde recebe denúncias de pessoas trabalhando com suspeita de Covid-19
Por falta de leitos de UTI, cirurgias eletivas serão suspensas durante o pico da pandemia
Ceilândia ganha gabinete especial da Secretaria de Saúde
Covid-19: GDF deve tomar medidas mais drásticas onde aceleram casos
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)