Apesar do fim da campanha, mesmo quem não faz parte do grupo de risco pode se vacinar
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe terminou, mas a partir desta quarta-feira (1º) as doses remanescentes estarão disponíveis para toda a população do DF enquanto houver estoque. Até mesmo aqueles que não estão nos grupos prioritários poderão ser vacinados em uma das 128 salas de vacina que funcionam nas unidades básicas de saúde (UBSs). A vacina previne contra três tipos do vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.
Embora a vacina esteja disponível para todos, é importante que as pessoas que fazem parte dos grupos de risco e ainda não receberam a dose procurem as unidades, uma vez que alguns grupos de risco ainda não atingiram a meta de 90% de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde. Estão nessa relação, as crianças de seis meses a menores de dois anos, cuja cobertura vacinal está em 68,3%; as crianças de dois anos a menores de cinco anos (45,5%); com cinco anos (57%); gestantes (55,1%); puérperas (63,8%); adultos entre 55 e 59 anos (49,3%); professores (65,2%).
Ao procurar a UBS, o cidadão deve levar documento de identificação e o cartão de vacina para que a equipe verifique a situação vacinal do indivíduo. A enfermeira da área técnica da Saúde, Fernanda Ledes, destaca a importância de estar vacinado principalmente nesta época do ano em que há um aumento na circulação de diversos vírus respiratórios e para que não haja casos graves e hospitalizações por Influenza.
“Com a abertura gradual das atividades e a volta da circulação das pessoas, todos devem estar vacinados, não apenas para Influenza, mas para outras doenças como, por exemplo, o sarampo, que está em circulação ativa no Brasil e no Distrito Federal. Todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis nas 128 salas de vacinas do DF. Mantenha sua situação vacinal em dia, e das crianças também”, orienta.
Recomendação
O Ministério da Saúde recomendou aos Estados e Municípios brasileiros que estendesse a vacinação para todas as pessoas até quando durarem os estoques da vacina. Em todo o país, mais de 18 milhões de pessoas do público-alvo ainda não se vacinaram.
No DF, foram disponibilizadas 961.920 doses para todas as salas de vacina, desde o início da campanha que começou em março. Até a última semana, 860.197 dessas doses já haviam sido aplicadas. Hoje (1º/7), a Rede de Frio que armazena as vacinas para distribuição na rede, possui 57.308 doses que serão distribuídas conforme a necessidade de cada unidade.
*Com informações Secretaria de Saúde
Veja mais:
Em dois dias, força-tarefa operou 17 pessoas no Hospital Regional de Ceilândia
A triste marca de 200 mil mortes por Covid-19 no Brasil
Policlínicas passam a distribuir medicamentos para tratamento da hepatite B
Uso de chinelos por tempo prolongado pode levar a lesões nos pés
Primeira etapa prevê a vacinação de 600 mil moradores do DF
Paciente realiza sonho pela equipe de saúde de Ceilândia
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)