A moda do financiamento coletivo chega à Ceilândia DF.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram


Será realizado, em Ceilândia Distrito Federal, nos dias 16, 17 e 18 de maio, o Crowdfunding Festival que vai ensinar jovens e empreendedores da cidade a utilizar as ferramentas das plataformas de financiamento coletivo no Brasil para conseguir levantar recursos para seus projetos. O local do evento será na Escola Técnica de Ceilândia (QNN 14, atrás da estação do Metrô).


Crowdfunding – que em português quer dizer Financiamento Coletivo – é uma modalidade de financiamento colaborativo que ocorre por meio de uma plataforma digital. É tudo muito simples: quem tem uma boa ideia e precisa de financiamento para realizá-la, apresenta sua proposta em uma plataforma online e informa qual valor precisa captar. Por meio deste sistema, internautas com interesse em apoiar o projeto fazem doações – cada um dá o que quer ou o que pode. Para agradecer, os colaboradores de iniciativas Crowdfunding sempre são recompensados. O ‘agradecimento’ é sempre proporcional ao incentivo concedido. No caso do financiamento para a realização de uma peça teatral, por exemplo, os apoiadores da ideia podem receber desde fotos da encenação, até convites ou mesmo uma apresentação exclusiva.

Thabata é cantora vive em Taguatinga – Distrito Federal, e é dona de uma voz poderosa e inconfundível, ela esbanja talento. Thabata precisa de apoio para gravar o primeiro videoclipe para a sua música “Alisar pra quê?”. Vídeo Divulgação.

As plataformas Crowdfunding já são uma realidade nos Estados Unidos e um fenômeno de crescimento no Brasil. Em 2012, a modalidade alcançou mais de 2,6 bilhões de dólares no mundo todo, sendo a maior parte concentrada na América do Norte, que alcançou a quantia de U$1,6 bi. Os projetos financiados coletivamente contemplam diversas áreas como a indústria cinematográfica, que já obteve 128 milhões de dólares, gravação de cd’s, ações sociais, artísticas, científicas e tecnológicas, esportes e diversas outras.
A participação social é a grande sacada do Crowdfunding. Os projetos apresentados ganham visibilidade a partir do uso intensivo das redes sociais e, de uma forma não-burocrática, entusiástica e engajada, convidam a sociedade a conhecer a ideia e colaborar com sua realização.
Sobre o Crowdfunding Festival
O Crowdfunding Festival é de âmbito nacional e expõe projetos realizados através do Financiamento Coletivo, como também um ambiente de apresentação de um mecanismo simples para a captação de recursos e integrado às possibilidades das tecnologias da comunicação e informática – principalmente as redes sociais. Além disso, o Crowdfunding Festival apresentará palestras em tom de workshops com as principais plataformas de crowdfunding brasileiras. Elas mostram o funcionamento de seus sites e também apresentarão suas técnicas e metodologias de trabalho para que o público do evento aprenda e alcance os objetivos de captação financeira em micro-pagamentos específicos do crowdfunding.
O evento tem o apoio da Secretaria de Cultura do GDF através do FAC na categoria Eventos Cultura e Diversidade.
 
DF agora | Colaborou Kariane Costa

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: