Abdon dificulta licitação da Terracap e vende facilidades

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Foto: Arquivo Notibras

Embora negue e chegue a jurar de joelhos que as garantias de um cliente para comprar uma área da Terracap no Polo Cidade Digital de Brasília nunca chegaram à empresa, o presidente da estatal, Abdon Henrique, acaba de ser pego com a mão na botija.

O dinheiro oferecido pelo comprador existe, sim. Mas Abdon decidiu esconder essa verdade como um segredo guardado a sete chaves. Agora o presidente da Terracap está sendo acusado de criar dificuldades para vender facilidades.
Notibras recebeu cópia de email trocado entre o PJSC Unicombank, da Ucrânia, e a Terracap. O texto é claro. A Gaia New Tecnologies S.A. dispõe em caixa dos 130 milhões de reais que ofertou na licitação para a compra da área.
O documento emitido na Ucrânia é assinado por Radkevych Andril, supervisor-chefe do Unicombank. O destinatário do email é Anderson de Melo Silva, auditor-chefe da Terracap.
O mais estranho é que já em julho, o Unicombank se dispunha a dar velocidade à transferência daqueles 130 milhões, depositando na conta da Terracap no BRB. Para isso, aguardava apenas um sinal verde da concretização da venda do terreno.
Entretanto, mesmo sabendo das garantidas do banco emissor, Abdon Henrique preferiu manter o processo de licitação – do qual a Gaia saiu vencedora – engavetado para uma posterior homologação. Porém, o prazo venceu na segunda-feira 18. Teoricamente a área deve ser licitada novamente. Mas os diretores da Gaia prometem recorrer à Justiça e à própria polícia para defender seus legítimos interesses.
Ao esconder essa garantia da Comissão de Licitação, Abdon estaria cometendo indiretamente o crime de peculato. “Ao agir assim, negando a informação, ele (Abdon) age fora da legalidade”, revelam, surpresos com os últimos acontecimentos, servidores da Terracap. E, pior, “o presidente também negou a existência do provimento bancário ao próprio governador Agnelo Queiroz”, enfatizam.
As evidências são claras. Abdon Henrique tem agido como quem cria dificuldades para vender facilidade. E se Agnelo realmente não tem conhecimento do que se passa naquela empresa, está na hora de buscar um novo nome para presidir a Terracap.
Foto: Divulgação - Arquivo Notibras
Por José Seabra / Notibrás

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: