Associação Recicle a Vida inicia cursos em Ceilândia apoiados pelo Instituto Viva Cidadania

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Aconteceu no dia 04 de maio, segunda-feira, a cerimônia de abertura dos cursos profissionalizantes promovidos pela Associação Recicle a Vida que contam com o apoio do Instituto VIVA CIDADANIA. Os cursos de capacitação profissional são destinados a 175 pessoas, entre detentas, ex-detentas do sistema prisional de Brasília e pessoas carentes de Ceilândia.

A solenidade foi aberta pelo presidente do Instituto VIVA CIDADANIA, Douglas Scortegagna, que destacou a importância de apoiar projetos que se tornam um diferencial na vida das pessoas. “É muito gratificante apoiar um projeto como este que, como o próprio nome sugere, recicla a vida. Esse é o pontapé inicial para novas oportunidades que se abrirão para cada uma das participantes”. O presidente do Instituto também fez questão de enfatizar a importância das doações feitas pelo associado da ANABB, Oswaldo Gebler. “Graças às doações feitas pelo senhor Oswaldo é que podemos tocar projetos tão importantes como o que estamos iniciando hoje”.

A presidente da Associação Recicle a Vida, Cláudia Maria Alves de Morais, externou, em sua fala, a felicidade e satisfação com a implantação do projeto. “Estou muito feliz com tudo que está acontecendo aqui hoje”.
Já a coordenadora do curso de capacitação profissional e geração de renda, Mônica Maria Alves de Morais, disse que o projeto representa o começo de muitas possibilidades de trabalho e renda que surgirão para as alunas. “Este curso simboliza a primeira porta aberta de várias que se abrirão para elas e a parceira e apoio do Instituto VIVA CIDADANIA ajudará a melhorar a qualidade dos cursos oferecidos e, por consequência, a vida delas”.

Ao final da cerimônia as alunas aproveitaram para agradecer pela oportunidade de se profissionalizarem e pelo apoio oferecido pelo Instituto VIVA CIDADANIA ao projeto.
Sobre os cursos
Os cursos promovidos pela Associação Recicle a Vida possibilitam a reintegração à sociedade de pessoas em situação vulnerável por meio de trabalho e emprego nos mercados formal e informal. As iniciativas são realizadas graças a um convênio com o Instituto VIVA CIDADANIA, que apoia projetos sociais, especialmente aqueles destinados a pessoas oriundas do sistema prisional. A Associação também conta com a parceria da Penitenciária da Colmeia (Gama-DF) e da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP).
Os cinco cursos oferecidos possuem carga horária de 80 a 180 horas e são constituídos de aulas teóricas e práticas em modelagem, corte e costura, serigrafia industrial, cabeleireiro, chefe de cozinha artesanal, além de manicure e pedicura. No mês de junho, um grupo de detentas da Penitenciária da Colmeia participará do curso de corte e costura a ser realizado no ambiente prisional.
Diversas empresas parceiras prestam assessoria para aqueles que concluem os cursos e oficinas com capacitação para inclusão produtiva. O objetivo é orientar sobre o acesso ao microcrédito, associativismo e cooperativismo, microempreendedorismo individual, empresas em geral e a condução de negócios.
Já estão abertas as inscrições para as novas turmas que terão início no segundo semestre de 2015. Vale lembrar que 25% das vagas são reservadas para a comunidade de Ceilândia e Taguatinga (DF).
O Instituto VIVA CIDADANIA, patrocinador do evento, realiza diversas ações relacionadas à promoção social e ao voluntariado. Com essas iniciativas, milhares de famílias e centenas de instituições apoiadas têm recebido contribuições que trouxeram alento, provisão e apoio à profissionalização e a diversos tipos de terapias que promovem uma melhor qualidade de vida. Entre os objetivos do Instituto estão o combate à desigualdade social, a promoção do desenvolvimento educacional e a capacitação profissional de pessoas carentes e em situação.

Contatos

Associação Recicle a Vida
QNM 28, Módulo “B”, Área Especial
Ceilândia Norte, Ceilândia/DF – CEP: 72.210-281
Telefone: (61) 3373 1810 / 3581 7658,  
Monica Mendes Licassali – Coordenadora Geral – (61) 7816 0019 / 9991 8490
Mayra Juliana Cruvinel da Costa – Assistente Executiva – 3373 1810
Odécio Rossafa – Responsável Técnico – (61) 8177 1935 / 9661 1935
Parceiros 
FUNAP – Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso – Dr. Paulo Fernando – 3233 8523
Penitenciária Colmeia – Dra.  Deuselita Pereira Martins – 3384 5220
Instituto VIVA CIDADANIA – www.vivacidadania.com.br – (61) 3442 9634
anabb.org.br

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: