Blog não pode preservar fonte, diz Justiça dos EUA

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram


Saiu agora em O Globo uma notícia que vai acabar dando pano para manga aqui também. A Suprema Corte deNova Jersey, nos EUA, decidiu hojeque os blogueiros não possuem os mesmos direitos dos jornalistas no que se refere  manter o sigilo sobre suas fontes.

“O caso em questão envolveu uma empresa local de software chamada Too Much Media, que processou a blogueira Shellee Hale por difamação, exigindo que ela revelasse a fonte citada em seus posts.A blogueira, que vive no estado de Washington, alegou que suas fontes deveriam ser protegidas de forma análoga às dos jornalistas. Os juízes de Nova Jersey, porém, avaliaram que os blogs – e, por analogia, as redes sociais – são pouco mais que fóruns de discussão, não tendo direto às mesmas proteções da mídia tradicional”.
A decisão é polêmica, porque os blogs, afinal, são também publicações. Não se defende, é claro, que qualquer blog, de jornalista ou não, deixe de responder judicialmente pelo que diz. Mas um blog de um jornalista pode dizer algo que um de um não-jornalista não pode?  Ou um não-jornalista, escrevendo em uma empresa jornalistica – como os grandes portais estão cheios – será obrigado a divulgar a fonte.
Nós, aqui, não temos muito problema com isso, porque não publica nada sem citar a fonte. mas é curioso que a Justiça admita julgar de maneira diferente pessoas por sua formação profissional.
Está aí um bom tema para o debate entre os jornalistas e entre a blogosfera. A expansão das possibilidades de comunicação vai colocando cada dia mais em xeque questões como esta e outras, correlatas, como os direitos autorais na velha forma que tinham na era pré-web.
Fonte: http://www.tijolaco.com

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: