BR 070 na altura de Ceilândia é fechadas em protesto do MST

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Duas rodovias do Distrito Federal foram palco de manifestações do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), na manhã desta quinta-feira (17). Os integrantes do MST relembraram os 18 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, município que fica no sul do estado Pará. Cerca de 500 manifestantes – do DF e Região Metropolitana – fecharam as BRs 070 e 020, segundo um informe do MST.


A BR-070 foi fechada por cerca de 250 manifestantes logo no início da manhã, na altura do balão que dá acesso a Brazlândia. Os manifestantes queimaram pneus e o trânsito foi prejudicado no sentido Águas Lindas. Por volta de 8h10 o trânsito foi liberado. Já na BR-020 outros 250 protestantes se juntaram ao ato programado para hoje. A rodovia liga Brasília a Belém do Pará. A manifestação ocorreu entre Planaltina e Formosa (GO), na altura do quilômetro 43.

Segundo Maria Lucimar da Silva, dirigente do MST no Distrito Federal, a ação tem o objetivo de pressionar por agilidade na Reforma Agrária no DF, que está completamente paralisada, e é também um manifesto contra a criminalização dos movimentos sociais.

“O governo tem que se desburocratizar e tirar as políticas do papel. A Reforma Agrária está parada e é um instrumento de acesso à terra para milhares de trabalhadores e trabalhadoras. Não podemos falar de democracia, quando não se tem Reforma Agrária e os movimentos sociais seguem criminalizados”, afirma.

Os manifestantes ergueram faixas em homenagens às vítimas do massacre e distribuíram legumes e verduras aos motoristas.
A ação faz parte da Jornada de Lutas de Abril, em memória ao Massacre de Eldorado dos Carajás, quando militante do Movimento que estavam em marcha em direção á Belém (PA), foram cercados pela força policial e assassinaram 19 trabalhadores sem terra.

O crime ficou internacionalmente conhecimento e hoje, o 17 de abril é o Dia Internacional de Luta Camponesa, organizado pela Via Campesina.

JBr

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: