Brasília precisa de mais doadores de sangue, defende Professor Israel.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
                                                   2,25% dos brasilienses doam sangue (Foto: Carlos Gandra/CLDF)
A Câmara Legislativa celebrou nesta quinta-feira (24) o Dia Nacional do Doador de Sangue em sessão solene no plenário. A iniciativa é do deputado Professor Israel (PDT), que aproveitou a data para debater a importância da conscientização sobre o ato de doar sangue e homenagear doadores do Distrto Federal.
Brasília está acima da média nacional no número de doadores. Segundo dados da Fundação Hemocentro de Brasília, 2,25% da população são voluntários contra a média nacional de 1,25%. O índice, no entanto, está abaixo do nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 3 a 5% da população. “É preciso divulgar e incentivar cada vez mais a doação de sangue. Um ato simples de solidariedade que salva milhares de vidas”, observou Israel.
O deputado também destacou a importância dos jovens abraçarem a causa da doação, assim como fizeram com o combate ao preconceito racial. “Se os jovens assumirem essa bandeira, os estoques do Hemocentro ficarão repletos. Ainda mais agora, no final do ano, época mais crítica”, afirmou Israel.
Chefe do Núcleo de Capacitação e Orientação do Hemocentro, Lauciene Montalvão enfatizou a importância dos doadores e lembrou aos jovens presentes ao plenário que já é possível doar sangue com 16 anos. Já a diretora do Centro Educacional 07 de Taguatinga Ivana de Fátima, ressaltou a necessidade de conscientizar a sociedade para a imprortância “ de uma ato que pode salvar vidas”.
A diretora presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Beatriz Mac Dowell, disse que a demanada por bolsas de sangue é cada vez maior em função do aumento do número de procedimentos médicos que demandam transfusões, como os transplantes. “Agradecemos aos doadores aqui presentes e pedimos que contiuem a doar, de preferência duas vezes por ano.
CLDF

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: