Briga por comissões na CLDF dissolve bloco

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

As negociações para acomodar os deputados distritais dentro das comissões permanentes da Câmara Legislativa já começou a causar desentendimentos. O maior deles rompeu ontem o bloco do Partido Ecológico Nacional, o PEN. Sem acordo sobre um nome para a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof), o partido resolveu brigar pela vaga sozinho.


Com a decisão, saem do bloco Cláudio Abrantes (sem partido) e Joe Valle (PSB). O PEN anunciou a formação de um bloco com o PSB em setembro do ano passado. Cláudio foi convidado logo em seguida, mas só aderiu ao grupo em novembro passado. Desde a vinda do PEN para a Câmara e da formação do bloco, o partido avisava que correria atrás dos principais postos da Casa, entre eles a presidência da Ceof, uma das comissões mais cobiçadas pelos deputados.

VAGAS GARANTIDAS


“Temos parlamentares nossos interessados na comissão e já que não há acordo para a indicação, vamos dissolver o bloco, ficar apenas o PEN”, explicou o presidente regional da sigla, o deputado Alírio Neto, licenciado como secretário de Justiça.

Segundo Alírio, o partido usará a proporcionalidade para garantir uma vaga na Ceof. Mesmo sem Joe e Cláudio, terá três parlamentares —Luzia de Paula (ex-PPS), Israel Batista (ex-PDT) e Doutor Michel, que veio do PSL — e assim o direito de indicar um deles para a Ceof.

“Continuamos com a mesma vantagem e não é justo usar da nossa proporcionalidade, do PEN, para dar a vaga para um deputado que não faz parte do partido”, avaliou Alírio. O parlamentar afirmou que não tem participado ativamente das negociações na Câmara, mas tem recebido o feedback dos colegas. “Esta éumaquestão de valorizar o partido”, disse. O PEN ainda terá nome para a Comissão de Assuntos Fundiários, a CAF.



Camila Costa, Jornal de Brasília / Estação da notícia / Imagem: Web

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: