Agentes da Cáritas Brasileira e Cáritas Arquidiocesana de Brasília mobilizaram, na última terça-feira (23/06), moradores da comunidade Sol Nascente, localizada na região da Ceilândia-DF, para participação no segundo módulo do Curso sobre Gestão de Riscos e Emergências.
Em parceria com o Grupo de Gestão de Riscos de Desastres e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Cáritas Brasileira promove um curso de capacitação para agentes Cáritas com a Introdução à Gestão de Risco e Diagnóstico Participativo em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental.
O primeiro módulo do curso foi realizado em abril deste ano, quando foi promovida uma visita à comunidade Sol Nascente, com a presença de todos/as os/as participantes do curso. Durante essa atividade, foi possível conhecer a situação da área e as particularidades associadas aos riscos de desastres.
A comunidade Sol Nascente é uma área de vulnerabilidade socioambiental e foi priorizada pela Cáritas para desenvolvimento de ações práticas voltadas para elaboração de diagnóstico participativo, como parte integrante do curso.
Entre os dias 30/06 e 03/07/15, será realizado o segundo módulo desse curso. No dia 01/07, 16 representantes da comunidade estarão no Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira, local de realização do curso, para juntar-se à turma e aprofundar-se um pouco mais sobre a realidade vivenciada, bem como criar estratégias para continuidade das ações na localidade.
O primeiro módulo do curso foi realizado entre os dias 14 e 17 de abril. Veja mais informações: http://caritas.org.br/caritas-brasileira-realiza-curso-de-capacitacao-sobre-gestao-de-riscos-e-emergencias/28712
Por João Paulo Couto :: Assessor do Programa Gestão de Riscos e Emergências da Cáritas Brasileira
Veja mais:
Pôr do Sol em Ceilândia receberá obras de infraestrutura com financiamento de 100 milhões
Defensoria pública e CIEE participam do Mutirão de Atendimento no Sol Nascente em Ceilândia.
10º BPM inicia operação cidadania e justiça no Sol Nascente em Ceilândia
Moradores do Sol Nascente em Ceilândia recebem escrituras neste sábado.
Polícia evita saque de R$ 100 mil em conta de mulher em Ceilândia
Ano letivo começa com paralisação e assembléia de professores