Carros roubados não são devolvidos aos proprietários.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Semana passada a imprensa nacional divulgou caso ocorrido na Ceilândia(DF), em que um carro que havia sido roubado (Dez/11), foi recuperado pela polícia e foi furtado novamente, mas dessa vez,  no pátio da 21ª Delegacia de Polícia, em Taguatinga Sul (DF).

O site Quero meu carro de volta (www.queromeucarrodevolta.com.br) tem denunciado situações em que os veículos recuperados pela polícia, jamais retornam aos seus proprietários, mesmo após ser recuperado pela polícia. É o caso de Ronne Barbosa, morador de morador de Senador Canedo(GO), que teve o carro furtado, um Chevette 1992, placa KCT-2749, furtado (29/nov/12). Segundo matéria veiculada em um jornal de Uberaba, o veículo foi recuperado pela polícia. O problema é que o Detran-MG, alega que o carro não está nos pátios credenciados.
Outro relato é de Solange Lopes, servidora pública, moradora do Novo Gama(GO), que teve o carro roubado na Ponte Alta, Gama(DF), que foi recuperado pela polícia da Cidade Ocidental (GO) depois de 13 dias e somente após sete meses ela foi notificada, conseguindo retirar o veículo apenas nove meses depois.
Mas o que assusta é saber que o veículo recuperado pela polícia, caso o proprietário não saiba que o veículo está em posse da polícia, em muitos casos por falta de aviso, pode ter o bem transferido para o Estado. Uma nota publicada no site da Polícia Civil do Mato Grosso, ilustra esse cenário.
Segundo Divinato da Consolação, presidente da  Federação Interestadual dos Policiais Civis das Regiões Norte e Centro-Oeste (Feipol), o problema da falta de estrutura da segurança pública, onde há estados com apenas cinco peritos para atender estados com quase 250 municípios.
Outro fato é que a polícia do Distrito Federal, que mais recupera veículos roubados, embora informe que recupera entre 50% e 60% veículos ao ver as estatísticas disponibilizadas pela própria  Secretaria de Segurança Pública do DF, é fácil identificar que esse índice varia na verdade entre 40% a 45%, nos últimos 10 anos.
Kleber Karpov, morador de Riacho Fundo I, que também teve um carro roubado, ouviu de um policial civil do Goiás, que se por exemplo, o veículo fosse recuperado pela polícia em Valparaiso (GO), cidade do entorno do DF, que, salvo se o fosse até a delegacia verificar se o carro foi recuperado, que dificilmente seria notificado pela polícia.
O fato é que a segurança pública do Brasil,  que atualmente tem 5551 municípios e uma a média de 250 mil veículos carros roubados nos últimos 3 anos, deixa uma grande lacuna que o site Quero Meu Carro de Volta,  tenta cobrir. Hoje o site disponibiliza cerca de 250 veículos recuperados pela polícia que estão em pátios de delegacias.

Fontes:
Blog do Donny Silva  / Kleber Karpov (criador do Quero Meu Carro de Volta) – Fone: 61 9645-0523

Ronne Barboza Cortes (Vítima) – Fone: 62 9157-2752

Solange Lopes (Vítima) – Fone: 61 8434-8434
Divinato da Consolação (presidente da Feipol) – Fone: 61 9618-0456

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: