CEB lança programa para coleta de lâmpadas fluorescentes.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp


A CEB Distribuição (CEB-D) lança, nesta sexta-feira (22/3), às 9h30, programa para recolhimento de lâmpadas fluorescentes. Geralmente jogadas no lixo doméstico após serem inutilizadas, os materiais presentes nesses equipamentos são prejudiciais aos seres humanos e ao meio ambiente. Com o recolhimento, a CEB-D vai encaminhar os resíduos para destino correto: a reciclagem. Para isso, a Agência Brasília, localizada na 508 Sul, passa a ser um ponto de coleta desses materiais. A ação faz parte do Programa da CEB Desenvolver Responsabilidade Socioambiental.

Ao contrário das lâmpadas incandescentes, as fluorescentes são fabricadas com componentes tóxicos como alumínio, cádmio, bário, chumbo, cromo, níquel e mercúrio. Isoladamente, o risco oferecido por uma lâmpada é quase nulo, mas em grande quantidade no meio ambiente o problema se agrava.  Os metais jogados na natureza, principalmente o mercúrio, causam diversos efeitos nocivos aos seres vivos. A inalação do mercúrio, quando uma lâmpada se rompe, também é altamente prejudicial à saúde humana.
Para garantir que as lâmpadas cheguem ao destino final com segurança, a CEB-D disponibilizou pequenos contêineres na Agência Brasília. Após o recolhimento, as lâmpadas serão encaminhadas para uma empresa especializada, que será contratada pela CEB-D, para descontaminação. Cooperativas e indústrias receberão o material livre de mercúrio para serem utilizados na siderúrgia, fábricas de cerâmicas, de tintas, artesanato entre outros.
O programa de recolhimento de lâmpadas da CEB-D tem como objetivo atender os consumidores residenciais, rurais, pequenos comerciantes e prestadores de serviço que não têm como contratar uma empresa especializada para o descarte. Começa como projeto piloto na Agência Brasília e deve ser extendido paulatinamente para outras regiões administrativas.
CEB e o Meio Ambiente
O programa de recolhimento das lâmpadas é uma parceria da Gerência de Meio Ambiente (GRMA) com o Conselho dos Consumidores da empresa. 27 mil lâmpadas recolhidas nos últimos anos na estrutura da CEB já estão sendo descontaminadas pela DMS Ambiental, empresa contratada para este fim. No Programa Desenvolver Responsabilidade Socioambiental, a CEB-D promove outras ações com a finalidade de promover a consciência ambiental de seus funcionários e da comunidade. São elas: a substituição das lâmpadas semafóricas por LED’s, o programa Cidadania com Energia, projeto ambiental com estudantes de Planaltina, a Coleta Seletiva no ambiente interno da empresa e, agora, a coleta de lâmpadas fluorescentes. A empresa também promove palestras sobre o uso racional de energia em escolas e na comunidade.
Serviço:
Lançamento do Programa de recolhimento de lâmpadas fluorecentes
Local: Agência Brasília – Avenida W3 Sul – CRS 508 Bloco B Loja 35
Dia: 22 de Março, sexta-feira
Horário: 9h30

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

%d blogueiros gostam disto: