Ceilândia 41 anos, por Guarda Jânio.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram


Ceilândia 41 anos. Quando a historia se fundi com o filho pioneiro de Ceilândia, Guarda Jânio.

Ceilândia completa hoje 41 Anos. É difícil falar da maior Região Administrativa do Distrito Federal e não se lembrar de minha infância. De família humilde, fui criado por minha avó ainda viva e com 102 anos, minha mãe e família, moramos todos juntos na 26 do P.Sul.

Recordo como se fosse hoje.
Chegamos em um caminhão com a mudança era fim de tarde e chovia. Passamos a noite em uma Igreja e pela manhã começamos a montar o barraco. Água potável se pegava no chafariz, filas imensas se formavam e quando a água faltava os caminhões pipas para encher os tambores enferrujados.
Estudei na Escola Classe nº1 da Ceilândia Sul a primeira da cidade, logo na entrada tinha que cantar o Hino Nacional e orávamos em sala de aula. Como éramos carentes, Vovó fazia doces de leite e cocadas para vender nas construções, por farias vezes vovó meu deu uns corretivos o que fortaleceu para o meu crescimento moral. Tinha que pedir bênção aos mais velhos e licença pra perguntar ou falar.
Meu primeiro emprego aos 14 anos foi nas madrugadas como carregador de caixas laranja no Centro de Ceilândia que hoje é Feira do Produtor situada abaixo do ceilambódromo, meu primeiro empregador senhor Damião velho amigo e ainda vivo e se encontra no mesmo local. O segundo emprego foi nas Farmácias (Drogaria Central e Farmadroga). Com toda a dificuldade e discriminação sofrida na época, sempre tive em meu coração que seria alguém, isso sempre foi pessoal, queria demonstra que poderia fazer a diferença. 
Em 1990 prestei concurso a PMDF, orgulho para minha família e amigos. Quando o Comando da PMDF, decidiu lançar um grupo de teatro RODOVIA, não exitei. Fizemos diversas palestras nas Escolas de Ceilândia e do Distrito Federal, viajamos pelo país educando sobre o transito. Fundamos o grupo Semáforo o qual desempenhou papel importante na divulgação da faixa de pedestre para todo o Brasil. 
Mais adiante, ainda com o grupo semáforo fomos para o centro de Taguatinga, onde me tornei o Guarda Jânio O amigo do Transito. Tive inúmeros projetos sociais, escolinhas de futebol, companinha de teatro, passamos por inúmeras dificuldades em dar sustentabilidade aos projetos sociais. Sempre recorre aos parlamentares para pedir ajuda, mas obtive a mesma descriminalização de ainda jovem a pedir emprego e ser morador de Ceilândia. 
Devido à falta de apoio para manter os projetos sociais entro na vida publica. Fui para as ruas defendendo a Paz no Transito e em 2002 me candidato a deputado distrital e obtenho 3310 votos. Em 2006 continuei acreditando e tive 6441 votos. 2010 13735 votos, sendo o mais votado em Ceilândia com 8.300 votos. “já sou mais do que vencedor”.
Aquele morador de Ceilândia que era descriminado tronou-se uma liderança uma referência. Hoje Ceilândia completa 41 anos, poderia estar melhor. Com um hospital digno a maior população do Distrito Federal e a segunda cidade arrecadar tributos aos cofres do GDF.

O maior colégio eleitoral é invadido no período de eleição, políticos tiram seus votos, mas não destinam emendas para Ceilândia. Poderíamos ter um Setor de Indústria com melhor urbanização, o mesmo já exporta para todo o Brasil e diversos países do mundo.

Mais vagas de estacionamento, Câmeras de Vigilância no centro da cidade para coibir vândalos e assaltos. Melhorias nas vias esburacadas, trocar toda rede pluvial a qual não agüenta mais e causa alagamentos nas quadras, entre quadras e nas avenidas. Melhorias nas feiras, um Cinema, um Teatro, um Centros de Convenções.

A cidade cresceu uma só Administração não agüentar gerenciar tantas demandas. Os condomínios Por do Sol e Sol Nascente sem urbanização e saneamento básico. São cerca de 100 mil residências nestes condomínios onde tudo perece.

E com a mesma força de quando jovem que quero desejar a Ceilândia, parabéns e um futuro prospero! São os votos do filho pioneiro de Ceilândia,
Guarda Jânio.

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: