Ceilândia implanta programa para controlar o uso de antimicrobianos

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

O Hospital Regional de Ceilândia implanta, a partir desta sexta-feira (1º/04), o Programa de Controle de Antimicrobianos, que são substâncias que combatem micro-organismos como bactérias, fungos, vírus ou protozoários. Mensalmente, serão avaliados indicadores relacionados ao perfil de consumo dos antimicrobianos por cada setor do hospital.

A preocupação em controlar o uso desse tipo de medicamento aumentou por conta do surgimento das bactérias super-resistentes, como a KPC. A venda indiscriminada e o consumo abusivo desses remédios são as principais preocupações dos médicos. Além dos riscos à saúde, o programa de controle pretende contribuir para o uso racional dos antimicrobianos.

A distribuição dos antimicrobianos será diária, mediante a prescrição em formulário próprio da Secretaria de Saúde, em uma via, que será entregue à farmácia do hospital no início do tratamento do paciente. O programa implantado pelo Hospital Regional de Ceilândia atende às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).



http://www.correiobraziliense.com.br

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: