Ceilândia participa da campanha para eliminação da hanseníase.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
5.800 estudantes serão examinados durante a semana
O Núcleo de Dermatologia Sanitária da Secretaria de Saúde, em parceria com a Coordenação Geral de Saúde e Diretoria Regional de Ensino de Ceilândia, participam da Campanha Nacional de Combate à Hanseníase e Geohelmintíase (verminose), de segunda a sexta-feira (18 a 22 de março). A campanha do Ministério da Saúde tem o objetivo de detectar precocemente casos em estudantes da rede pública de ensino, na faixa etária de 5 a 14 anos.

Cerca de 5.800 alunos serão beneficiados com ações que incluem a medicação em dose única para verminoses (para crianças e adolescentes autorizados pelos pais e/ou responsáveis). Também será realizada busca ativa de qualquer sinal ou sintoma de hanseníase.
Além dos critérios epidemiológicos, Ceilândia foi escolhida por possuir a maior população do DF – 400 mil habitantes. Sete escolas foram selecionadas. Segundo a coordenação do Núcleo de Dermatologia Sanitária, a seleção acompanhou o registro de residências com casos de hanseníase em menores de 15 anos na região.
O Distrito Federal não representa área de alta incidência de casos de hanseníase, porém recebe grande número de pessoas de regiões endêmicas como Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Bahia e outros estados. Em 2011 foram registrados 184 casos novos da doença, sete em menores de 15 anos.
O Núcleo de Dermatologia Sanitária informa que nos últimos cinco anos ocorreu uma diminuição do número de casos, entretanto o DF se mantém na média nacional. A coordenadora da campanha no DF, Diva Previtera, informa que vários profissionais de saúde foram destacados para participar da campanha, entre eles dermatologistas, enfermeiros e técnicos da Estratégia Saúde da Família e dos centros de saúde de Ceilândia. Várias reuniões foram realizadas com os professores para que eles possam orientar os alunos sobre a campanha.
As escolas escolhidas são:
18/3 -Escola Classe 65 – QNR 2 AE 4, próximo ao terminal de ônibus
19/3 – CEF 4 – QNM 21; Escola Classe 2 – EQNM 19/21; Escola Classe 64 – EQNM 17/19 – Ceilândia Sul
21/3 – Escola Classe 67 – EQ 500/700 – Condomínio Por do Sol e Escola Classe 60 – QNO 19 conjunto B – Expansão do Setor O
22/3 – Escola Classe do P Norte – EQNP – Rua da Cascalheira – Condomínio Sol Nascente

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: