Ceilândia participa da campanha para eliminação da hanseníase.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
5.800 estudantes serão examinados durante a semana
O Núcleo de Dermatologia Sanitária da Secretaria de Saúde, em parceria com a Coordenação Geral de Saúde e Diretoria Regional de Ensino de Ceilândia, participam da Campanha Nacional de Combate à Hanseníase e Geohelmintíase (verminose), de segunda a sexta-feira (18 a 22 de março). A campanha do Ministério da Saúde tem o objetivo de detectar precocemente casos em estudantes da rede pública de ensino, na faixa etária de 5 a 14 anos.

Cerca de 5.800 alunos serão beneficiados com ações que incluem a medicação em dose única para verminoses (para crianças e adolescentes autorizados pelos pais e/ou responsáveis). Também será realizada busca ativa de qualquer sinal ou sintoma de hanseníase.
Além dos critérios epidemiológicos, Ceilândia foi escolhida por possuir a maior população do DF – 400 mil habitantes. Sete escolas foram selecionadas. Segundo a coordenação do Núcleo de Dermatologia Sanitária, a seleção acompanhou o registro de residências com casos de hanseníase em menores de 15 anos na região.
O Distrito Federal não representa área de alta incidência de casos de hanseníase, porém recebe grande número de pessoas de regiões endêmicas como Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Bahia e outros estados. Em 2011 foram registrados 184 casos novos da doença, sete em menores de 15 anos.
O Núcleo de Dermatologia Sanitária informa que nos últimos cinco anos ocorreu uma diminuição do número de casos, entretanto o DF se mantém na média nacional. A coordenadora da campanha no DF, Diva Previtera, informa que vários profissionais de saúde foram destacados para participar da campanha, entre eles dermatologistas, enfermeiros e técnicos da Estratégia Saúde da Família e dos centros de saúde de Ceilândia. Várias reuniões foram realizadas com os professores para que eles possam orientar os alunos sobre a campanha.
As escolas escolhidas são:
18/3 -Escola Classe 65 – QNR 2 AE 4, próximo ao terminal de ônibus
19/3 – CEF 4 – QNM 21; Escola Classe 2 – EQNM 19/21; Escola Classe 64 – EQNM 17/19 – Ceilândia Sul
21/3 – Escola Classe 67 – EQ 500/700 – Condomínio Por do Sol e Escola Classe 60 – QNO 19 conjunto B – Expansão do Setor O
22/3 – Escola Classe do P Norte – EQNP – Rua da Cascalheira – Condomínio Sol Nascente

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

%d blogueiros gostam disto: