Henry Peres participou de operações que colocaram políticos, empresários e colegas da corporação na cadeia.
![]() | |
Operação Infiltrados: delegados presos consideram que Henry colaborou com investigações de promotores |
O comando de uma das mais importantes unidades da Polícia Civil do DF mudou de mãos. O diretor-geral da corporação, Jorge Xavier, exonerou o chefe da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco), Henry Peres. O cargo será ocupado pelo também delegado Fábio Santos de Souza, que estava à frente da Secretaria Especial de Segurança de Grandes Eventos, pasta ligada ao Ministério da Justiça. A troca será oficializada hoje, no Diário Oficial do DF.
Henry será plantonista da 13ª Delegacia de Polícia (Sobradinho). A substituição no comando da Deco surpreendeu muita gente da corporação. Alguns agentes e delegados acreditam que a troca foi política. Jorge Xavier nega qualquer tipo de ingerência na decisão. Segundo ele, a escolha pelo nome de Fábio Santos justificou-se pelo fato de o delegado ter experiência em formular estratégias para fazer a segurança de eventos de grande porte. “Não existiu pressão alguma. A questão é que, com a aproximação da Copa do Mundo, temos de preparar a Deco para lidar com possíveis organizações criminosas ou movimentos sociais violentos que tenham como alvo os jogos, e o Fábio tem esse perfil”, explicou Xavier, ressaltando que Henry “cumpriu bem o papel” enquanto esteve à frente da Deco.
Xavier garantiu a permanência do delegado adjunto da Deco, Fernando Cocito, mas, nos bastidores, o afastamento dele é considerado uma questão de tempo. Henry passou um ano e meio na unidade de combate ao crime organizado e conduziu investigações que resultaram na prisão de autoridades da cidade.
Informou o Correio Web
Veja mais:
Em greve, rodoviários participam de assembleia no terminal do Setor O de Ceilândia.
“Entreguei ela saudável. Me devolveram o corpo”, diz mãe de criança afogada em Ceilândia.
Complexo da saúde será construído em Ceilândia.
GDF prevê novas derrubadas em Ceilândia, mas não se pronuncia quanto as áreas nobres invadidas
Eleições no Entorno: Veja quem ganha e quem perde na sucessão ao Palácio do Buriti
TJDFT julga hoje ação contra Benedito Domingos.