Chico Vigilante homenageia as mulheres em seu “Gabinete popular” na Ceilândia.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Centenas de mulheres participaram de uma manhã de atividades no novo gabinete popular do deputado Chico Vigilante, na QNN 17, na Ceilândia Norte, inaugurado neste sábado (10). Elas assistiram a palestras sobre saúde da mulher, acidentes domésticos, violência contra o gênero e políticas públicas direcionadas. Apesar de ausente, o deputado Chico Vigilante, que viajou ao Maranhão para ficar com a mãe, dona Josefa, que está gravemente doente, se fez representar pela esposa, Lindava Morais, os filhos Flávio e Leila Morais e o chefe de gabinete, Frederico de Pina.

O gabinete popular, um espaço aberto para a realização de eventos e atividades do parlamentar, também será aberto para atividades do governo na Ceilândia em benefício da população. Como as reuniões de planejamento organização da clínica itinerante da Mulher, inaugurada pelo governador Agnelo Queiroz, nesta semana no condomínio Por do Sol.

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher equipado para realizar exames como mamografias, ecografias e coleta de material para a realização de exames de citologia oncótica (Papanicolau), que previne o câncer no colo do útero foi destaque na palestra da secretária da Mulher, Olgamir Amâncio. A unidade tem capacidade para realizar 40 mamografias e 50 ecografias diariamente.

Olgamir falou das políticas públicas em execução na pasta para combater a violência contra as mulheres. Para ela, a violência é fruto de uma cultura paternalista, onde as meninas são educadas para as tarefas de casa enquanto ao menino é ensinado que ele tudo pode. “Se o homem aprende a ser violento, ele pode desaprender, assim como a mulher também está desaprendendo de ser submissa”, disse.

Outra palestrante, doutora Lucimar Gonçalves, Gerente de Saúde na unidade no. 06 do PSul falou das doenças que matam milhares de mulheres todos os dias, desde as doenças provenientes do estresse por conta da sobrecarga, como a depressão até os diversos tipos de câncer, como o de mama, de colun de útero e de pele. A médica alertou que cerca de 52 mil casos de câncer serão diagnosticados em 2012. “Trazendo esta realidade aqui para a Ceilândia, para se ter uma ideia, só no ano passado foram 33 casos diagnosticados com 11 mortes”, informou. E alertou que o melhor remédio ainda é a prevenção, o autoexame, o Papanicolau, o protetor solar, a mamografia. “Neste aspecto, o governo acaba de dar um grande passo ao criar o caminhão da saúde”, informou ela.

A comandante Vanessa Sanganale do Corpo de Bombeiros falou sobre acidentes domésticos e deu dicas de como preveni-los. Cerca de 7 mil crianças de 0 a 14 anos morrem anualmente em decorrências de acidentes caseiros, como afogamentos, incêndios , uso de medicação e  quedas.
Cerca de 20 mulheres, incluindo as palestrantes, lideranças comunitárias e religiosas, foram homenageadas com flores e um certificado Mulher de Destaque na área em que atua. Violetas e gerânios foram distribuídos para todas.

Uma das homenageadas, pastora Anne Bavaresco, fez uma oração em favor da recuperação da mãe do deputado ao fim das atividades. Em seguida foi servido um farto almoço: arroz branco, strogonoffe de carne com Champion, lascas de peito de frango, salada verde, vinagrete e batata palha.

Secom Dep. Chico Vigilante

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: