A Câmara Legislativa realiza audiência pública nesta segunda-feira (20), às 19h, no auditório da Casa, para debater a falta de estrutura dos conselhos tutelares do DF. As reivindicações dos 165 conselheiros tutelares do Distrito Federal serão discutidas com a participação de representantes da sociedade civil e autoridades. A audiência pública foi proposta pelos deputados Prof. Israel Batista (PDT) e Dr. Michel (PSL).
A regulamentação da profissão e a estruturação dos conselhos no DF estão entre as principais reivindicações a serem debatidas. Os espaços de trabalho são inadequados, não há privacidade para atender o público, as salas não têm computadores nem telefones para dar continuidade aos processos e, segundo alguns conselheiros, muitas vezes, nem energia elétrica.
De acordo com a Lei distrital 4.451, de 2009, os 33 conselhos da cidade devem ter sede própria e condições adequadas para o atendimento à população, o que hoje está longe de ser realidade. Os Conselhos Tutelares devem funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, com computadores e linhas de telefone.
Os Conselhos Tutelares são ligados à Secretaria da Criança e funcionam como instrumento de proteção à criança e ao adolescente. Os conselheiros são eleitos pela comunidade e as atribuições deles são: atendimento em caso de violação de direitos, por abuso, omissão ou má conduta dos pais ou responsáveis. Recebem reclamações referentes aos casos suspeitos ou confirmados de maus-tratos e ainda podem encaminhar os envolvidos a programas de orientação familiar.
*Com informações da assessoria de comunicação do deputado Prof. Israel Batista.
Veja mais:
MPDFT e Polícia Civil cumprem mandados de busca no Detran
TCDF: DEPUTADO DR MICHEL PODE VIRAR CONSELHEIRO DO TCDF
Brasília terá banco de sêmen para combater crimes sexuais.
Bancada do PT fecha posição pela cassação de Raad Massouh.
Câmara Legislativa do DF elege nova Mesa Diretora.
Deputado Drº Michel ameaçado de morte.