CODEPLAN divulga dados: Ceilândia detém 16% da população do DF.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Ceilândia, cidade mais populosa dentre as RAs, com cerca de 16% da população do Distrito Federal, teve seus dados divulgados hoje pela Codeplan pelo projeto da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD. Com uma população estimada de 442.865 habitantes, a região registrou taxa média de crescimento de 4,66%, praticamente o dobro da taxa para o Distrito Federal.
Pela primeira vez, a Codeplan apresentou alguns dados em separado para os condomínios Pôr do Sol e Sol Nascente, em função do crescimento dessas regiões e forte demanda por dados desagregados. A Codeplan estimou a população para as duas localidades em cerca de 80 mil moradores.
Segundo o presidente da Companhia, Júlio Miragaya, na próxima semana, serão divulgados os resultados em sua totalidade para as duas localidades mas adiantou que, diferentemente das outras regiões, a população do Pôr do Sol e Sol Nascente constitui-se, em sua maioria, por pessoas do sexo masculino. Cerca de 65% são negras e 70% oriundas da Região Nordeste. Quanto à inserção no mercado de trabalho, dos moradores das duas localidades, 13% trabalham na Construção Civil e apenas 2,8% estão na Administração Pública. “Existe uma acentuada diferença na renda média dos trabalhadores do Pôr do Sol e Sol Nascente, de R$ 450,00, para os moradores da Ceilândia tradicional, de R$ 720,00”, ressaltou Miragaya.
Em relação à Região Administrativa de Ceilândia, Miragaya destacou a forte autonomia da cidade em relação ao Plano Piloto, que consegue atender a maioria das necessidades da população na prestação de serviços, comércio, Saúde e Educação. Segundo a pesquisa, com dados preliminares, “o comércio consegue atender quase a totalidade da população. No quesito Alimentação, Serviços Pessoais e em Geral, Roupas/Calçados e Eletrodoméstico representam 95% a 98%. As escolas da localidade atendem 83,73% dos estudantes da Ceilândia, seguido de Taguatinga com 10,77%”.
Miragaya destacou, também, como demonstração de confiança do empresariado na região, a construção de amplo shopping center e a criação de 13 mil novos postos de trabalho na cidade nos dois últimos anos. “De uma PDAD para a outra, registramos um crescimento de 25% na geração de empregos na região. É um índice bastante significativo”, concluiu ele.

Confira os dados, na íntegra, aqui.


Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: