Codeplan divulga dados do Pôr do Sol e Sol Nascente.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Com 78.912 habitantes, as localidades de Pôr do Sol e Sol Nascente na Região Administrativa de Ceilândia apresentaram crescimento de 7,6% desde 2011 e possuem população predominante jovem, com 30% de crianças e apenas 4,8% de idosos. De criação recente, os setores tiveram seus dados desagregados da RA de Ceilândia pela Codeplan, que divulgou hoje Indicadores Socioeconômicos apontando necessidades de infraestrutura básica e equipamentos sociais.

As duas localidades, destacadas da “Ceilândia tradicional”, que hoje tem bons índices de desenvolvimento, registram os piores indicadores “não de renda, mas de infraestrutura”, destacou o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya. Somente 6,1% dos 20.686 domicílios são ligados à rede de esgotos e 54,15% não têm acesso à coleta de lixo.
A renda domiciliar média é de R$ 1.833, equiparando-se à registrada na localidade do Varjão, tendo apresentado evolução na relação per capita de 7,24% na comparação com a apurada em 2011. A predominância de domicílios (79,56%) é de renda entre um e cinco salários mínimos mensais, sendo que a maioria está empregada no setor de comércio, a maioria na própria Ceilândia.
Júlio Miragaya chamou a atenção para dados que considerou “surpreendentes” sobre a posse de bens na localidade, exemplificando com os automóveis, existentes em 48,59% dos domicílios (pelo menos um), indicador da capacidade de consumo mas que também pode revelar necessidades de acesso ao transporte público.
Quanto à região de procedência, 76,12% dos moradores são da própria Ceilândia, seguidos de Taguatinga, com 8,9%, e Samambaia 4,05%. No nível de escolaridade, predomina o ensino fundamental incompleto (45,15%). Houve leve acréscimo de pessoas com ensino superior completo, incluindo especialização, mestrado e doutorado, passando de 1,42%, em 2011, para 1,79%, em 2013. Do total de estudantes da localidade, 89,69% utilizam as escolas da Ceilândia, seguido de Taguatinga com 6,88%.
No Pôr do Sol e Sol Nascente 79,94% dos domicílios são próprios em terrenos não regularizados e 15,22% são alugados.
Confira a pesquisa, na íntegra, aqui.


Informou Codeplan

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: