Combate à corrupção policial e aos grupos de extermínio são tema de encontro nacional

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Atividade reunirá em Brasília, nos dias 26 e 27 de maio, promotores e procuradores com atuação no controle externo da atividade policial.

Cerca de 140 promotores e procuradores de todo país com atuação no controle externo da atividade policial estarão reunidos em Brasília, nos dias 26 e 27 de maio, para discutir o combate à corrupção policial e aos grupos de extermínio, no I Encontro Nacional de Aprimoramento da Atuação do Ministério Público no Controle Externo da Atividade Policial. Promovido pela Comissão de Sistema Carcerário e Controle Externo da Atividade Policial do CNMP, o evento tem como tema o controle externo como instrumento para proteção dos direitos humanos. Participam dos debates membros dos MPs Estaduais, Federal e Militar, atém de representantes do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG).

A abertura do encontro – marcada para as 10h do dia 26 de maio – terá a presença do presidente do CNMP e procurador-geral da República, Roberto Gurgel, da ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, do senador Pedro Taques, do presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, Fernando Fernado Grella Vieira, e de conselheiros do CNMP.
A primeira palestra será ministrada pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares. Secretário nacional de Segurança Pública em 2003 e um dos autores dos livros Elite da Tropa e Elite da Tropa 2, o especialista em segurança pública vai falar sobre a relação entre o controle externo da atividade policial e os direitos humanos, com foco no combate à corrupção policial. Em seguida, o senador Pedro Taques irá discutir o texto da PEC do Conselho Nacional de Polícia (PEC 381/09) e o impacto da medida no controle externo exercido pelo MP.
A programação traz ainda palestras sobre as técnicas de investigação em casos que envolvem a ação de grupos de extermínio, com a procuradora de Justiça Ivana Farina (MP/GO); sobre a atuação do MP no combate à tortura, com a subprocuradora-geral da República Raquel Elias Dodge (MPF); e sobre as técnicas de atuação em casos de execuções sumárias e autos de resistência, com o promotor de Justiça Carlos Roberto Marangoni Talarico (MP/SP).
Também haverá divisão dos participantes em seis grupos de trabalho, para discussão, além dos temas já mencionados, de assuntos como corrupção policial e controle das atividades das Polícias Militares e das Polícias das Forças Armadas. O objetivo é propor rotinas, procedimentos e técnicas de investigação em cada caso. As conclusões dos grupos de trabalho serão apresentadas e discutidas em plenária.
SERVIÇO
I Encontro Nacional de Aprimoramento da Atuação do Ministério Público no Controle Externo da Atividade Policial
Quando: 26 e 27 de maio
Onde: Hotel Nobile Lakeside Convention (SHTN, Trecho 01, Lote 02, Projeto Orla 03, Brasília-DF)
Secretaria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3366-9124/34
Siga o CNMP no Twitter: twitter.com/conselhodomp

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: