Comentário de Donny Silva sobre o Dia do Blogueiro.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Por iniciativa da deputada distrital Luzia de Paula (PEN), a Câmara Legislativa realizou sessão solene na tarde desta sexta-feira (7) em comemoração ao Dia do Blogueiro, data inserida no calendário oficial do Distrito Federal pela Lei n° 5.040/2013, de autoria da própria parlamentar. A escolha do dia 7 de junho deve-se ao fato de que nessa data é comemorado o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa.

Quando soube da aprovação da Lei que criou o Dia do Blogueiro, fiquei emocionado. Afinal, quando iniciei as atividades do Blog do Donny Silva, em abril de 2009, só havia o Blog da Paola – competente e simpática jornalista-, que na solenidade realizada nesta sexta-feira na CLDF, foi esquecida, assim como foram esquecidos trechos da história recente dos Blogs no DF.
Preciso esclarecer os fatos para ajudar a construir a memória da história dos Blogs na cidade. Iniciei em 2009, contando os bastidores de um governo com alto índice de aprovação, uma ampla base aliada e muitos recursos financeiros. Mas diariamente recebia informações sobre desmandos no governo de José Roberto Arruda e relatava no Blog, em pequenas notas, e anunciava o que estava por vir (já falava das manobras, por exemplo, de Domingos Lamoglia, denunciado posteriormente na Caixa de Pandora). Naquele ano, éramos eu, a Paola e o Carlos Honorato.
Quando a Operação Caixa de Pandora foi deflagrada pela Polícia Federal em 27 de novembro de 2009, a imprensa local ficou “travada”. A Operação pegou a todos de surpresa, menos a mim. Resultado: o governo que havia me intimidado, humilhado e perseguido, estava nu. Durante longos cinco dias, apenas o Blog do Donny Silva apresentava os fatos divulgados pela grande imprensa a respeito do escândalo do governo Arruda: Ig, O Globo, Estadão, Veja, Istoé e Folha de S.Paulo. No DF, a imprensa ficou atordoada, sem saber o que fazer. Após cinco dias, começaram finalmente relatar os fatos que culminaram com derrocada da tropa política do governo do DEM no Distrito Federal.
Só para se ter uma ideia: no dia da Operação Caixa de Pandora, o blog disparou em número de acessos. Me senti vitorioso diante da queda de um governo corrupto e mentiroso, que fingia ser honesto diante das câmeras e desonesto nos hoteis e gabinetes da cidade. Valeu a pena enfrentar os grandes! A partir deste dia, muitos políticos brasilienses passaram a levar o blog a sério.
Só Deus sabe os dissabores que enfrentei, mas não me arrependo. O caminho foi longo e continua não sendo fácil, mas graças a Deus que o Blog atingiu sua maioridade: relata fatos de todas as bandeiras partidárias, abrindo espaço para os políticos do DF apresentarem suas ideias, mágoas, feridas, projetos e versões.
Atualmente, sou o mais antigo dos blogueiros. Depois de mim vieram outros, muitos outros, mas a história da vida política do DF ainda terá capítulos que consolidarão ainda mais os blogs que falam aquilo que muitos outros meios de comunicação ignoram mostrar.
Durante a sessão solene em homenagem ao Dia dos Blogueiros, o legislativo local mostrou sua cara mais uma vez: apenas as deputadas Eliana Pedrosa e Luzia de Paula ficaram do início ao fim da solenidade, prestigiando e interagindo com os presentes. Passaram por lá, a deputada Celina Leão e os deputados Joe Valle (que fez um belo discurso enaltecendo o trabalho dos blogueiros), Aylton Gomes e Olair Francisco.
Muitos blogueiros prestigiaram o evento (que não foi prestigiado pelos demais distritais). Mas valeu a pena reencontrar velhos amigos e conhecer novos companheiros de jornada. Estavam lá, só para citar alguns,  Odi Ribeiro,  Simone ( Câmara em Pauta), Márcio Polli (Blog do Cafezinho), Edson Sombra (Blog do Sombra), Protázio (Blog do Protázio), Matheus Leone, Chiquinho Dornas, Eldo Gomes,  Chico Sant’Anna, Arthur Benevides, Sérgio Louros (Informando e Detonando), Kely Brasil, Fernando Fidelis, a querida Leiliane Rebouças (Perturbando o ‘Status Quo’) e o jornalista, blogueiro e diretor do Procon-DF, Todi Moreno.
A festa poderia ter sido ainda melhor se a Câmara Legislativa do Distrito Federal de fato ouvisse (e respeitasse) os blogs, que retratam as ações de governo, a cultura, o lazer, a educação e os bastidores da política e que ainda apresentam, diariamente,  a revolta do eleitor, do cidadão do DF, diante de opiniões e ações equivocadas (ou omissas)  de nossos políticos eleitos e pagos pelo povo.
Para destacar, quero afirmar que a  iniciativa da deputada Luzia de Paula (PEN) já entrou para a história na consolidação dos Blogs no contexto da comunicação social do Distrito Federal, e reitero meus sinceros cumprimentos pela percepção da relevância dos Blogs na sociedade brasiliense.
Para finalizar, afirmei em discurso durante a solenidade na CLDF, que os mandatos passam, e os blogs continuam.
A recente história política do DF comprova isso.
Viva a liberdade de expressão. Viva a liberdade de imprensa!
Por Donny Silva

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: