Por iniciativa da deputada distrital Luzia de Paula (PEN), a Câmara Legislativa realizou sessão solene na tarde desta sexta-feira (7) em comemoração ao Dia do Blogueiro, data inserida no calendário oficial do Distrito Federal pela Lei n° 5.040/2013, de autoria da própria parlamentar. A escolha do dia 7 de junho deve-se ao fato de que nessa data é comemorado o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa.
Quando soube da aprovação da Lei que criou o Dia do Blogueiro, fiquei emocionado. Afinal, quando iniciei as atividades do Blog do Donny Silva, em abril de 2009, só havia o Blog da Paola – competente e simpática jornalista-, que na solenidade realizada nesta sexta-feira na CLDF, foi esquecida, assim como foram esquecidos trechos da história recente dos Blogs no DF.
Preciso esclarecer os fatos para ajudar a construir a memória da história dos Blogs na cidade. Iniciei em 2009, contando os bastidores de um governo com alto índice de aprovação, uma ampla base aliada e muitos recursos financeiros. Mas diariamente recebia informações sobre desmandos no governo de José Roberto Arruda e relatava no Blog, em pequenas notas, e anunciava o que estava por vir (já falava das manobras, por exemplo, de Domingos Lamoglia, denunciado posteriormente na Caixa de Pandora). Naquele ano, éramos eu, a Paola e o Carlos Honorato.
Quando a Operação Caixa de Pandora foi deflagrada pela Polícia Federal em 27 de novembro de 2009, a imprensa local ficou “travada”. A Operação pegou a todos de surpresa, menos a mim. Resultado: o governo que havia me intimidado, humilhado e perseguido, estava nu. Durante longos cinco dias, apenas o Blog do Donny Silva apresentava os fatos divulgados pela grande imprensa a respeito do escândalo do governo Arruda: Ig, O Globo, Estadão, Veja, Istoé e Folha de S.Paulo. No DF, a imprensa ficou atordoada, sem saber o que fazer. Após cinco dias, começaram finalmente relatar os fatos que culminaram com derrocada da tropa política do governo do DEM no Distrito Federal.
Só para se ter uma ideia: no dia da Operação Caixa de Pandora, o blog disparou em número de acessos. Me senti vitorioso diante da queda de um governo corrupto e mentiroso, que fingia ser honesto diante das câmeras e desonesto nos hoteis e gabinetes da cidade. Valeu a pena enfrentar os grandes! A partir deste dia, muitos políticos brasilienses passaram a levar o blog a sério.
Só Deus sabe os dissabores que enfrentei, mas não me arrependo. O caminho foi longo e continua não sendo fácil, mas graças a Deus que o Blog atingiu sua maioridade: relata fatos de todas as bandeiras partidárias, abrindo espaço para os políticos do DF apresentarem suas ideias, mágoas, feridas, projetos e versões.
Atualmente, sou o mais antigo dos blogueiros. Depois de mim vieram outros, muitos outros, mas a história da vida política do DF ainda terá capítulos que consolidarão ainda mais os blogs que falam aquilo que muitos outros meios de comunicação ignoram mostrar.
Durante a sessão solene em homenagem ao Dia dos Blogueiros, o legislativo local mostrou sua cara mais uma vez: apenas as deputadas Eliana Pedrosa e Luzia de Paula ficaram do início ao fim da solenidade, prestigiando e interagindo com os presentes. Passaram por lá, a deputada Celina Leão e os deputados Joe Valle (que fez um belo discurso enaltecendo o trabalho dos blogueiros), Aylton Gomes e Olair Francisco.
Muitos blogueiros prestigiaram o evento (que não foi prestigiado pelos demais distritais). Mas valeu a pena reencontrar velhos amigos e conhecer novos companheiros de jornada. Estavam lá, só para citar alguns, Odi Ribeiro, Simone ( Câmara em Pauta), Márcio Polli (Blog do Cafezinho), Edson Sombra (Blog do Sombra), Protázio (Blog do Protázio), Matheus Leone, Chiquinho Dornas, Eldo Gomes, Chico Sant’Anna, Arthur Benevides, Sérgio Louros (Informando e Detonando), Kely Brasil, Fernando Fidelis, a querida Leiliane Rebouças (Perturbando o ‘Status Quo’) e o jornalista, blogueiro e diretor do Procon-DF, Todi Moreno.
A festa poderia ter sido ainda melhor se a Câmara Legislativa do Distrito Federal de fato ouvisse (e respeitasse) os blogs, que retratam as ações de governo, a cultura, o lazer, a educação e os bastidores da política e que ainda apresentam, diariamente, a revolta do eleitor, do cidadão do DF, diante de opiniões e ações equivocadas (ou omissas) de nossos políticos eleitos e pagos pelo povo.
Para destacar, quero afirmar que a iniciativa da deputada Luzia de Paula (PEN) já entrou para a história na consolidação dos Blogs no contexto da comunicação social do Distrito Federal, e reitero meus sinceros cumprimentos pela percepção da relevância dos Blogs na sociedade brasiliense.
Para finalizar, afirmei em discurso durante a solenidade na CLDF, que os mandatos passam, e os blogs continuam.
A recente história política do DF comprova isso.
Viva a liberdade de expressão. Viva a liberdade de imprensa!
Por Donny Silva
Veja mais:
Dia do Contador: confira cinco outras áreas de atuação do profissional de contábeis
Seminário “Construindo Políticas Públicas para as Mulheres”.
Distritais vão ao Hospital de Ceilândia verificar condições da maternidade.
Alunos da Terceira Idade do IFB Campus Ceilândia realizam visita técnica no Memorial JK
DF tem alto crescimento no número de casos de presença de escorpiões
Homem é preso em Ceilândia com maconha hidropônica.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)