Conselho definirá estratégias de desenvolvimento para o Centro-Oeste.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Na manhã desta terça-feira, 13, o secretário de Desenvolvimento Econômico, o deputado Cristiano Araújo, participou da  instalação do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste – CONDEL/Sudeco.

 Composto por diversos ministros, pelos governadores da região Centro-Oeste, prefeitos, representantes da sociedade civil e a instituição administradora do Fundo Constitucional do Centro-Oeste, o Condel, será a instância máxima de planejamento estratégico da região Centro-Oeste.


O Conselho irá conduzir a discussão sobre as prioridades de ação e investimentos necessários ao desenvolvimento da região. De acordo com o ministro da Integração Social, Fernando Coelho, a retomada da Sudeco era um desejo antigo dos representantes do Centro-Oeste.

A Lei Complementar 129/2009, que regulamentou a  Sudeco, diz que o Condel deverá, entre as suas competências regimentais, propor à presidenta Dilma Rousseff, anteprojeto de lei que instituirá o Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste (PRDCO) e os programas regionais de desenvolvimento a serem encaminhados ao Congresso Nacional.

Cristiano Araújo afirmou que o Conselho terá grandes responsabilidades, entre elas definir o desenvolvimento da região e as diretrizes que norteiam a aplicação do FCO. Também caberá ao Condel definir os critérios e prioridades de aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO).

O governador em exercício Tadeu Felippelli encerrou dizendo que é a  primeira vez que o Distrito Federal foi incluído em um programa desses e que a instalação do Conselho é mais um momento histórico.

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: