O senador Cristovam Buarque (foto) está mais próximo de uma candidatura a governador do Distrito Federal. “Vem ficando cada vez mais difícil resistir às pressões”, admitiu ontem o senador. As pressões partem do próprio PDT brasiliense. De acordo com Cristovam, há até candidatos potenciais a deputado ameaçando deixar o partido se não houver um nome na cabeça de chapa para puxar votos. “Partidos existem mesmo para ter candidatos”, diz o senador. Cristovam avisa, porém, que preferiria ver o deputado federal José Antônio Reguffe como candidato ao Buriti, até por estar muito sintonizado com a bandeira de defesa da ética.
Apoio da direção nacional
A questão foi mencionada ontem em conversa com o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, antes de reunião da executiva. Lupi concordou com a tese, majoritária em âmbito regional, de que o PDT deve ter candidatura própria.
União das esquerdas
Cristovam espera manter a tendência para união de forças de esquerda não alinhadas com o Buriti. Conta que, em reuniões anteriores, o senador Rodrigo Rollemberg, potencial candidato do PSB, disse que o apoiaria, caso fosse candidato. Rollemberg confirma. Cristovam admite, porém, que essa posição foi de tempos atrás.
Esgotamento de modelo
Na reunião da executiva nacional do PDT, ontem, Cristovam foi incumbido de preparar um documento sobre a posição do partido perante o Executivo. O senador pretende defender uma inflexão no atual modelo econômico do País, que acredita esgotado. “Não se pode permanecer na estagnação atual, combinada com um processo de transferências permanentes e parcimoniosas de renda, de forma não-estrutural”, afirma.
Por Eduardo Brito
Veja mais:
Carta Aberta à Sociedade Brasileira – Pela reabertura do debate público sobre a maconha
Duplo homicídio em Luziânia.
Com governo em crise, Maior São João do Cerrado está ameaçado
Concurso de redação destaca estudantes de Ceilândia entre melhores do país
Semana Paralímpica agita Centros Olímpico de Ceilândia.
PARCERIA RESOLVERIA PROBLEMAS DE CONSTRUÇÕES EM BRASÍLIA.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)