#Cultura: Produtores criam Coletivo de Festivais do DF

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Coordenadores/as de cinco festivais da cidade se reuniram nesta semana para discutir a situação das políticas culturais no DF e dos projetos que, neste momento, enfrentam grandes dificuldades de realização. Responsáveis pelos festivais Cena Contemporânea, Latinidades, Porão do Rock, Satélite061, Elemento em Movimento e Sarauê deram o pontapé para a criação do coletivo, que certamente irá agregar outros festivais.


A realidade de contingenciamento dos recursos da Secretaria de Cultura e as possibilidades de articulação no sentido de que este problema seja solucionado, sanando dividas que se arrastam desde abril com diversos produtores, artistas e fornecedores, foi um dos temas em pauta. O acúmulo dessas dívidas têm gerado diversos ônus, inviabilizando empresas e associações que não conseguem suas certidões negativas, já que as notas fiscais são emitidas, mas os recursos não chegam para que se possa pagar os impostos devidos.

Para além da solução de problemas imediatos, o grupo entende que a oportunidade de reunir e agregar outros festivais do Distrito Federal, deva ter como máximo objetivo discutir políticas públicas permanentes e o combate à política de balcão.
Aproximar os festivais do DF, dialogar com a cadeia produtiva da cultura, Estado, patrocinadores e apoiadores, trocar experiências e informações, estabelecer parcerias, compartilhar soluções, discutir e estabelecer um calendário comum entre os festivais da cidade também está no horizonte do grupo, que tem como critério envolver projetos que agregam valor, mobilizam a comunidade, formam novos profissionais e público e extrapolam a ideia do espetáculo pelo espetáculo.
Entendemos que somos um setor econômico e produtivo potente, que gera empregos e renda, que contribui para a consolidação da identidade da população, e que necessita de apoio e políticas públicas para crescer. Somos conscientes de que, por meio de organização e ação coletiva, poderemos avançar e contribuir para a transformação do cenário em que estamos inseridos (as). Em breve o grupo irá chamar uma reunião ampliada.
Jovem de Expressão

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: