Curso Repórter Mirim leva jovens de Ceilândia a conhecerem a rotina da profissão

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram


O curso, um Projeto da Fundação Assis Chateaubriand, leva jovens dos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia e Samambaia a conhecerem a rotina e os conceitos do jornalismo, com visita aos veículos dos Diários Associados



Como se define uma pauta? A que horas o jornalista tem que chegar à tevê? Qual é o critério para escolha da melhor foto? Como é o dia a dia na rádio? Como são feitos os desenhos para o jornal? Qual foi a situação mais inusitada que você vivenciou em uma reportagem? Essas e outras perguntas foram respondidas por profissionais dos Diários Associados na tarde de ontem. Jornalistas do Correio Braziliense, da Clube FM e da TV Brasília participaram de um bate-papo com jovens do curso Repórter Mirim, desenvolvido pela Fundação Assis Chateaubriand. A iniciativa faz parte do projeto Esporte e Cidadania, uma parceria com a Secretaria de Esporte do Distrito Federal.

Com faixa etária de 12 a 17 anos, alunos do Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia tiveram a oportunidade de conhecer a rotina de trabalho de cada veículo. “Na idade deles, eu não tinha essa vontade de ser jornalista, mas fui conhecer uma rádio e fiquei com o desejo de trabalhar com isso”, destacou Arthur Luís, locutor e gerente da rádio Clube FM.

O ilustrador do Correio Fernando Lopes despertou a curiosidade dos meninos com uma série de desenhos produzidos para o jornal, falou sobre as técnicas utilizadas e o reconhecimento por meio de prêmios. Já Braitner Moreira, subeditor do caderno Superesportes, lembrou a experiência na cobertura da Copa das Confederações 2013 e deu dicas de reportagem aos jovens. O subeditor de Fotografia, Valério Ayres, listou as principais coberturas de que participou e ressaltou a importância do olhar e do momento certo para a fotografia.

O grupo entrou nos estúdios da TV Brasília, inaugurados recentemente, e conferiu as etapas de produção televisiva. A visita foi guiada pela gerente da tevê, Simone Souto. Os apresentadores Maria Júlia Mendonça e Pedro Lucena também conversaram com os alunos.
Correio Brasiliense

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: