Deputado sugere a "federalização da saúde pública no entorno do DF.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

O deputado Chico Vigilante, líder do Bloco PT/PRB na CLDF, levou ao plenário na tarde de hoje, algumas determinações do Governo do Distrito Federal sobre a saúde pública. Chico que esteve na cidade de Santa Maria para as comemorações do 5º aniversário do hospital regional da cidade (HRSM), junto com a direção e equipe do hospital, e o secretário de saúde, Rafael Barbosa, ressaltou que foi possível observar que metade dos pacientes que estão internados no hospital da cidade não são moradores do DF, mas do entorno.
O deputado chamou a atenção para o surto de dengue que toou conta da cidade de Brazlândia.

“A população do DF tem acompanhado por meio da imprensa a situação de calamidade do hospital regional de Brazlândia em função de um surto de dengue que teve início em Águas Lindas de Goiás, Cocalzinho e vizinhança, sendo que os pacientes estão se deslocando para serem atendidos no DF”.

Segundo o parlamentar, o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, conversou com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ainda em Santa Maria sobre a situação e se deslocou direto para Brazlândia. “Há pouco o secretário me ligou e me disse que, seguindo determinação do governador Agnelo e orientação do ministro da Saúde, ele está tomando todas as providências para resolver a situação em Brazlândia”, explicou o deputado.
Pouco tempo depois do encerramento do comunicado de líderes, o deputado Chico Vigilante, recebeu nova ligação do secretário Rafael, desta vez para dizer que o governo tomou a decisão de montar um hospital de campanha para atender os pacientes do entorno do DF acometidos pela dengue.
“A unidade será montada amanhã, no pátio do hospital regional em função da sobrecarga advinda do entorno. O hospital de campanha já começa a funcionar na quinta-feira, sob a coordenação do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”, explicou o deputado. Chico ressaltou que o intuito do GDF é promover o mínimo de conforto possível aos pacientes do entorno.
Federalização da Saúde Pública
Para o deputado, no entanto, a única saída definitiva para este e outros problemas é a federalização da saúde pública do entorno do DF tendo em vista a incapacidade do governo do estado de Goiás de cuidar dos seus pacientes e a inoperância dos prefeitos das cidades da região. “Eu estou me dirigindo ao ministro Alexandre Padilha para pedir uma audiência em nome da bancada do PT/PRB para conversar sobre essa proposta, a federalização da saúde pública do DF”, explicou o deputado.
Conforme analisa o parlamentar, o governo federal precisa construir um ou mais hospital público federal no entorno do DF, conforme existe no Rio de Janeiro e em outras unidades da Federação para atender a grande demanda. “Por que eu chego a triste conclusão que os prefeitos do entorno são incapazes de proporcionar o atendimento que a população necessita e que o governo do DF não tem preocupação nenhuma com a saúde da população do entorno”, disse. “Só assim acabaremos com a sobrecarga sobre o sistema de saúde pública do DF”, completou.

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: