Deputados brigam pelas nove comissões da Câmara Legislativa

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

A eleição para a Presidência das nove comissões permanentes da Câmara Legislativa está marcada para ocorrer na tarde de hoje, mas isso não significa que o impasse entre os deputados está superado. Rodadas de negociações foram agendadas antes da escolha numa tentativa de equacionar, mais uma vez, os anseios parlamentares dentro da acirrada disputa por mais espaço na Casa. Na briga pelo comando das principais comissões estão candidatos da base governista e de oposição (veja quadro). O resultado do embate será uma clara demonstração da relação que vem sendo construída entre os poderes Legislativo e o Executivo local. 

As apostas do governo para a liderança das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) — Chico Leite (PT) e Cláudio Abrantes (PPS), respectivamente — perigam perder os lugares para distritais menos próximos da cúpula do PT, como Wellignton Luiz (PSC), Agaciel Maia (PTC) ou Olair Francisco (PTdoB), que entrou na corrida de última hora. Se essa configuração for confirmada na votação, será a primeira vez que a orientação do governo não será seguida para compor as comissões de destaque, segundo parlamentares de longa experiência na Casa. 

As conversas entre o líder do governo, Wasny de Roure (PT), e os blocos partidários não avançaram, e neste momento, a interferência expressa do Executivo poderia surtir efeito negativo entre os parlamentares. Apesar de alguns deputados negarem a manutenção do grupo dos 14 — formado no início da legislatura a fim de medir forças com os governistas —, é evidente a atuação dele. Ontem, os distritais recolheram 15 assinaturas para apresentar um Projeto de Resolução que altera o item no regimento da Casa sobre a Presidência de comissões. 

MudançaA proposta, que precisa de maioria simples para ser aprovada em plenário, autoriza o parlamentar a acumular função de titular e de corregedor, o que é proibido atualmente. A mudança está sendo orquestrada para acomodar Wellignton Luiz na vaga titular da CCJ, como bônus caso seja escolhido corregedor da Casa. Para alterar o regimento, no entanto, o prazo é de 10 dias. O que pode empurrar a definição dessas duas vagas. Nenhum deputado da bancada do PT assinou o projeto. O deputado Wasny de Roure criticou a manobra dos colegas. “Não acho recomendável uma instituição que vem trabalhando para recuperar a sua idoneidade mudar o regimento às vésperas da eleição”, afirmou. O discurso foi endossado pelo líder do bloco PT/PTB, Chico Vigilante. “Mudar as regras com o jogo em andamento é um absurdo”, reclamou ele. 

 Este assunto, entre outros, será tratado hoje, em café da manhã informal com os deputados no Hotel Nacional, no Setor Hoteleiro Sul. O imbróglio criado em torno da Presidência da Ceof, uma das mais importantes da Casa, também será discutido. Olair Francisco não abre mão da vaga que teria sido prometida a ele pela cúpula do governo no dia da posse dos distritais. O parlamentar saiu da disputa por um lugar na Mesa Diretora para dar espaço ao governista Joe Valle (PSB), que abocanhou a Terceira-Secretaria. “Não consegui convencer no argumento para a Mesa. Agora a única coisa que me interessa é a Presidência da Comissão de Orçamento”, disse Olair ao Correio. Claúdio Abrantes também deseja o espaço porque estaria insatisfeito com o governo por ter perdido a liderança do governo para Wasny. As conversas continuam à tarde. Está marcada reunião de líderes às 14h na Presidência da Casa.


No páreo

Veja as indicações dos cincos blocos partidários para as comissões da Câmara Legislativa: 
Constituição e Justiça
Titulares – Suplentes Chico Leite – Chico Vigilante
Wellington Luiz – Dr. Michel 
Celina Leão – Olair Francisco
Aylton Gomes – Benedito Domingos
Joe Valle – Claúdio Abrantes 

Economia, Orçamento e Finanças
Titulares – Suplentes
Chico Vigilante/Wasny de Roure – Chico Leite/Evandro Garla
Agaciel Maia/Benício Tavares – Rôney Nemer/Dr.Michel 
Olair Francisco – Celina Leão 
Benedito Domingos – Aylton Gomes 
Cláudio Abrantes – Joe Valle

Assuntos Sociais
Titulares – SuplentesEvandro Garla – Rejane Pitanga
Dr.Michel – Agaciel Maia
Liliane Roriz – Eliana Pedrosa
Washington Mesquita – Cristiano Araújo 
Luzia de Paula – Israel Batista

Defesa do Consumidor 
Titulares – SuplentesRejane Pitanga – Chico Leite
Rôney Nemer – Wellington Luiz
Eliana Pedrosa – Raad Massouh 

Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Parlamentar
Titulares – SuplentesRejane Pitanga – Chico Leite
Wellignton Luiz – Dr.Michel
Olair Francisco – Liliane Roriz 
Cristiano Araújo – Benedito Domingos
Israel Batista – Luzia de Paula

Assuntos Fundiários 
Titulares – SuplentesEvandro Garla – Wasny de Roure
Rôney Nemer – Benício Tavares
Celina Leão – Liliane Roriz
Cristiano Araújo – Benedito Domingos
Claúdio Abrantes – Joe Valle

Educação e Saúde 
Titulares – SuplentesRejane Pitanga – Evandro Garla
Benício Tavares – Agaciel Maia
Eliana Pedrosa – Celina Leão
Washignton Mesquita – Aylton Gomes
Israel Batista – Luzia de Paula 

Segurança
Titulares – SuplentesChico Vigilante – Wasny de Roure
Dr.Michel – Wellington Luiz
Raad Massouh – Olair Francisco
Aylton Gomes – Cristiano Araújo

Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo
Titulares – SuplentesWasny de Roure – Chico Vigilante
Agaciel Maia – Rôney Nemer
Liliane Roriz – Raad Massouh
Benedito Domingos – Washington Mesquita
Joe Valle – Cláudio Abrantes



Correio Braziliense.

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: