Despedida com três beijinhos.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

A Câmara Legislativa do DF resolveu colocar em discussão a moralidade e a ilegalidade. Mas acabou dando um pontapé no que pode ser o calcanhar de Aquiles das discussões nos próximos dias na política local. Ontem, o presidente da Casa resolveu determinar, no Diário Oficial da instituição, quase que um “tchau” aos parentes que trabalham na Câmara. Todos os funcionários que possuem grau de parentesco devem deixar seus empregos no prazo de 30 dias. Sob pena de…? Bom, a penalidade não foi apontada.
Por muitos anos, a prática de nomear parentes, conhecida como nepotismo, foi vista com outros olhos pela sociedade. O discurso de “quem pode ser mais de confiança que um parente” colou por anos, mas se descolou total de uns tempos para cá. Mas é claro que, em muitos – acreditem – muitos casos, são eles, os parentes, que desempenham o melhor trabalho! Mas se o tema é “ilegalidade”, ok. Não pode, não pode!
Contudo, não é apenas na Câmara que existem os que ainda insistem na contratação de parentes. Até por isso, a palavra pontapé foi utilizada no início deste texto. Os distritais levantaram a questão e o que não é “ilegal”, pode sim ser “imoral” em outros lugares por aí… Que saiam os parentes!
A linha que divide o ilegal do imoral é tênue. Principalmente quando falamos de políticos. O “limpa” na Câmara Legislativa deve, ou deveria, ser apenas o início de um limpa geral que deveria acometer todas as instituições públicas brasileiras. Se é parente não pode ser contratado. Nem no Legislativo. Nem no Executivo. É imoral e é ilegal.
Pelo sim, pelo não, os distritais têm nas mãos a oportunidade de começar o limpa também de suas imagens perante a opinião pública. Caberá a eles, os 24, seguir as determinações e não ocultar nenhunzinho “protegido” nos próximos 30 dias. E já que estão todos entre parentes, estão em casa: é despedir-se com três beijinhos…

* Lívio di Araújo, Colunista do Jornal Alô.
   Imagem: Google

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: