Ação voluntária invade as ruas da capital federal para recolher resíduos. Participantes poderão curtir show de graça na Esplanada dos Ministérios
Sabrina Fiuza_ Brasília 247 – Unir voluntários para catar o lixo descartado incorretamente nas ruas é a proposta do movimento Limpa Brasil Let’s do It, que chega à capital federal neste domingo, dia 21, depois de passar pelo Rio de Janeiro. Batizado como Limpa Brasília, o evento contará com a participação de 28 regiões administrativas. Ficam fora apenas Taguatinga e Cruzeiro.
Cada voluntário receberá luvas e um saco de lixo para recolher os resíduos. Ao todo serão distribuídos 40 mil sacos de lixo e luvas. Em cada regional, haverá um ponto de entrega, onde os participantes devem devolver os sacos de lixo cheios. A meta é que cada pessoa encha pelo menos um saco.
Os participantes que atingirem a meta ganharão em troca um ingresso para o show de encerramento do projeto, na Esplanada dos Ministérios, às 17 horas. Entre os artistas confirmados estão Ed Motta, Tihuana, Ellen Oléria, Renata Jambeiro, Dhi Ribeiro e Banda Innatura.
Agentes da Central de Cooperativas de Material Reciclável do Distrito Federal farão a triagem do material coletado. Toda a renda da venda dos materiais será revertida para o movimento dos catadores. Segundo o presidente da cooperativa, Roney da Silva, os brasilienses produzem 2,4 mil toneladas de lixo doméstico por dia. “Se a gente conseguir 200 toneladas de material reciclável será fantástico.”
Idealizadora do Limpa Brasil, Marta Rocha diz que o principal objetivo é estimular a mudança de hábito para jogar o lixo no lugar adequado. “Alcançando essa meta, nós teremos estimulado o consciente coletivo de consumir menos, reutilizar mais e reaproveitar sempre”, diz.
Segundo Marta Rocha, o País perde cerca de R$ 8 bilhões por falta de reaproveitamento de materiais recicláveis. “O Brasil é o quarto maior produtor de lixo no mundo”, alerta. “Jogamos fora 240 mil toneladas de lixo por dia.”
Iniciado na Estônia há três anos, o projeto foi realizado em dez países, como Índia e Letônia. Depois de Brasília, seguirá para Goiânia, Belo Horizonte e São Paulo.
Saiba mais sobre o projeto e inscreva-se em www.limpabrasil.com
Veja mais:
Polícia e Agefis apreendem 1t de carne sem nota fiscal em feira na Ceilândia.
Faculdade Senac-DF realiza vestibular solidário até agosto
Menos ônibus nas ruas do DF a partir de hoje (12)
Implantação de Ceilândia foi o apartheid de Brasília
Anonymous vaza dados do Capitão Bruno da PM-DF.
Empresa investe em revitalização de parques na Ceilândia
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)