Domingo é dia de faxina.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Domingo é dia de faxina Foto: Clarissa Pivetta / Limpa Brasília

Ação voluntária invade as ruas da capital federal para recolher resíduos. Participantes poderão curtir show de graça na Esplanada dos Ministérios

 
Sabrina Fiuza_ Brasília 247 – Unir voluntários para catar o lixo descartado incorretamente nas ruas é a proposta do movimento Limpa Brasil Let’s do It, que chega à capital federal neste domingo, dia 21, depois de passar pelo Rio de Janeiro. Batizado como Limpa Brasília, o evento contará com a participação de 28 regiões administrativas. Ficam fora apenas Taguatinga e Cruzeiro.
Cada voluntário receberá luvas e um saco de lixo para recolher os resíduos. Ao todo serão distribuídos 40 mil sacos de lixo e luvas. Em cada regional, haverá um ponto de entrega, onde os participantes devem devolver os sacos de lixo cheios. A meta é que cada pessoa encha pelo menos um saco.
Os participantes que atingirem a meta ganharão em troca um ingresso para o show de encerramento do projeto, na Esplanada dos Ministérios, às 17 horas. Entre os artistas confirmados estão Ed Motta, Tihuana, Ellen Oléria, Renata Jambeiro, Dhi Ribeiro e Banda Innatura.
Agentes da Central de Cooperativas de Material Reciclável do Distrito Federal farão a triagem do material coletado. Toda a renda da venda dos materiais será revertida para o movimento dos catadores. Segundo o presidente da cooperativa, Roney da Silva, os brasilienses produzem 2,4 mil toneladas de lixo doméstico por dia. “Se a gente conseguir 200 toneladas de material reciclável será fantástico.”
Idealizadora do Limpa Brasil, Marta Rocha diz que o principal objetivo é estimular a mudança de hábito para jogar o lixo no lugar adequado. “Alcançando essa meta, nós teremos estimulado o consciente coletivo de consumir menos, reutilizar mais e reaproveitar sempre”, diz.
Segundo Marta Rocha, o País perde cerca de R$ 8 bilhões por falta de reaproveitamento de materiais recicláveis. “O Brasil é o quarto maior produtor de lixo no mundo”, alerta. “Jogamos fora 240 mil toneladas de lixo por dia.”
Iniciado na Estônia há três anos, o projeto foi realizado em dez países, como Índia e Letônia. Depois de Brasília, seguirá para Goiânia, Belo Horizonte e São Paulo.
Saiba mais sobre o projeto e inscreva-se em www.limpabrasil.com

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: