As eleições no Entorno do DF, já servem para tirar a temperatura da sucessão do Palácio do Buriti em 2014. O maior vencedor das urnas é o novato recém-criado PSD que conquistou quatro prefeituras. No Distrito Federal a legenda tem em seus quadros o ex-governador Rogerio Rosso e as distritais Eliana Pedrosa, Celina Leão, Liliane Roriz e Washigton Mesquita.
Políticos de Brasilia participaram ativamente do pleito, porém o maior derrotado no jogo foi o PSB do senador Rodrigo Rollmeberg, que apesar de sua defesa para que parte dos recursos do Fundo Constituicional do DF vá para as cidades vizinhas, vê fracassada sua estratégia, não conseguindo eleger um prefeito sequer . O fato é que para concorrer ao Buriti em 2014, Rodrigo terá que rever seus conceitos.
O mensalão e o “efeito” Agnelo contaminaram as campanhas petistas do entorno, a exceção de Valparaíso. Já o PSDB minguou de sete prefeituras para duas, mostrando que o cartaz de Marconi Perillo não anda muito bom nas cidades vizinhas do DF. Também pudera: o descaso de sua gestão e as denúncias do caso Cachoeira tiraram suas forças.
A análise do quadro político que se forma no entorno a partir de janeiro de 2013, indica que o PSD deve lançar candidatura própria ao Buriti, a não ser que o seu presidente resolva passear pelo Novo Caminho, de braços dados com Agnelo Queiroz.
Por João Zisman e Odir Ribeiro Guardian Notícias.
Veja mais:
Governo do DF cria comitê para elaborar políticas públicas para jovens e adolescentes.
Legislativo sem comunicação
Crítica a homossexuais será liberada a religiosos.
MP de Goiás que impedir Caldas Country-2013.
Moradores denunciam abandono espaço comunitário de Ceilândia.
Idosos recebem atenção especial em Ceilândia.