Encontro de Folia de Reis do DF tem sua 12ª edição na Casa do Cantador em Ceilândia

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Com o objetivo de promover a cultura tradicional das Folias de Reis e a diversidade de expressões artísticas associadas a ela, será realizada, entre os dias 06 e 09 de dezembro, a 12ª edição do Encontro.

O evento, que reúne, anualmente, cerca de dez mil participantes, entre foliões e apreciadores, neste ano, será realizado na Casa do Cantador, tradicional espaço de cultura popular da Ceilândia/DF. Shows de grandes nomes da música caipira e tradicional farão parte da festa. Além disso, serão realizadas oficinas de danças como a Catira e Lundu, exposições de artesanato e instrumentos musicais, apresentação de 20 grupos de Folia e rodas de prosa.

O Encontro promoverá também um concurso de presépios entre os moradores locais com premiação total será de R$ 3.500,00. Todos os inscritos receberão a visita de um dos grupos de foliões durante os dias 07 e 08, sexta-feira e sábado. Segundo Volmi Batista, presidente do Clube do Violeiro Caipira de Brasília e coordenador do evento, “A ideia é fortalecer a tradição e estimular aqueles que a estão deixando de lado ou a modificando por referências pautadas pelos interesses comerciais”.
As 10 primeiras edições do Encontro tiveram como sede a Granja do Torto. Com a proposta de itinerância do evento, iniciada no ano de 2011 em Planaltina/DF, buscou-se apresentar o universo das Folias para as outras regiões do DF e do Entorno. Em âmbito nacional, o Encontro já reuniu grupos de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, São Paulo, Santa Catarina e um grupo do Morro da Mangueira, do Rio de Janeiro.
A Folia de Reis
A importância das Folias de Reis para a cultura do Distrito Federal e o formato do Encontro, que respeita a dinâmica tradicional dos grupos, garantiu a sua inclusão no Calendário Oficial de Eventos local desde 2003.
As Folias de Reis ocorrem em toda a região central e sul do país e são guardiãs de saberes muito antigos, transmitidos de geração a geração pelos guias e embaixadores aos foliões mais novos. Todo ano, no período das festas natalinas, as Folias percorrem as casas dos moradores. Em retribuição, aqueles que recebem a visita das Folias ofertam alimentos e outros bens que são utilizados para a realização da festa de Reis, de preferência no dia 6 de janeiro. Por conta desta tradição, o Encontro promove a coleta de alimentos para doação aos grupos e a outras entidades assistenciais.
Serviço
12º Encontro de Folias de Reis do Distrito Federal
Data: 06 a 09 de dezembro
Local: Casa do Cantador. QNN 32 – Área Especial G, Ceilândia Sul, Ceilândia/DF
Entrada franca

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: