Encontro de repentistas marca reinauguração da Casa do Cantador em Ceilândia.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Ao som das melodias dos participantes do 3º Encontro de Campeões de Repente, a Casa do Cantador, em Ceilândia, foi reinaugurada nesta sexta-feira (25). A estrutura, a única projetada por Oscar Niemeyer no DF fora do Plano Piloto, recebeu R$ 1,5 milhão em investimentos durante os seis meses que esteve em obras para completa restauração.

“Tenho certeza que aqui é um lugar de encontro para aprendizagem, ensinamentos, divulgação da cultura e de preservação de tradições, como é o repente. Aqui, também teremos a primeira biblioteca da literatura de cordel do DF”, anunciou o governador Agnelo Queiroz, momentos antes do descerramento da placa.
A obra, iniciada em outubro de 2013, incluiu reparos nos banheiros, bancos, redes elétrica e hidráulica, substituição do gesso do teto, e a construção de uma guarita na entrada da Casa do Cantador.
Também foram instaladas redes de energia independentes para reduzir os riscos de incêndio e a área externa ganhou obras de drenagem pluvial. Para garantir o acesso de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, o local recebeu elevadores, rampas e talude- rebaixamento de terra para criar um parapeito ao redor do anfiteatro.
“A entrega da Casa do Cantador materializa o compromisso do governo com a cultura. Essa reforma significa recuperar a função desse espaço, que é também a de preservar as raízes nordestinas de Ceilândia”, destacou o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.
Repentista há 38 anos, João Batista dos Santos veio do Nordeste e mora em Ceilândia. Para ele, a restauração da Casa do Cantador foi uma iniciativa importante para a manutenção da tradição nordestina. “Viajo o Brasil inteiro para mostrar o repente, mas Brasília é formidável. Aqui, é a casa da cultura, de encontros, de brincadeiras”, disse.
ENCONTRO DOS REPENTISTAS – O evento, com censura livre e entrada franca, prossegue hoje e amanhã, sempre às 19h, no estacionamento interno da Casa do Cantador. e contará com a presença de cinco duplas de repentistas locais e cinco duplas convidadas, além das participações especiais de Karen e Pâmela, com música caipira, Grupo Pé de Cerrado e Paulo Matricó.
Confira aqui a programação completa.

Agência Brasília / Imagem Google

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: