Espetáculo “As santas quebradas” estréia em Taguatinga

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

“Conte uma história sem dizer uma só palavra. Ao final, sinta quantas almas escutaram a sua prece”. Com esse lema, o diretor e coreógrafo Wesley Messias leva para o palco mais um espetáculo original e inédito da Tribo Companhia de Dança. “As santas quebradas” estreia no Sesi de Taguatinga, com sessões de 05 a 07 de setembro. Os ingressos custam R$ 10,00.

Com 19 dançarinos em cena, entre 18 e 30 anos, a Tribo Companhia de Dança transformou em dramaturgia de movimento os relatos presentes no livro “As santas quebradas- violência contra a mulher pela voz das vítimas”, de Fernanda Ribeiro. Wesley montou um espetáculo de técnicas de danças urbanas e contemporânea que destrincha a luta contra a violência. Mais do que uma bandeira pelas mulheres, o trabalho da Tribo se transformou em uma luta pelo ser humano.

Em “As santas quebradas”, a história das sufragistas é retratada com dançarinas negras imbuídas da força do hip hop. Em outro momento, casais expressam, pela identidade visual do steampunk, o sistema robotizado do dia a dia. A essência humana e a luta pelas liberdades de expressão e de gênero são contadas no espetáculo pela linguagem da dança contemporânea, com influências da dança de rua.

STAM

Depois de “As santas quebradas”, a Tribo faz um breve intervalo e encena na sequencia algo como uma faixa bônus, muito comum nos antigos CDs. “Stam” é um espetáculo curto, inspirado em musicais da Broadway e em estrelas como Michael Jackson e Beyoncé. O trabalho conta a história de uma pessoa que precisa tomar uma importante decisão depois de deixar se envolver na ilusão das drogas. “Stam” tem a trilha sonora calcada em sucessos atuais da música pop e do hip hop.

GRUPO TRIBO COMPANHIA DE DANÇA

A Tribo Companhia de Dança atua em Brasília desde 1996, com o objetivo de promover o bem-estar e a cidadania da criança e do adolescente a partir do desenvolvimento e aprimoramento do talento da dança. O grupo participa frequentemente de eventos locais, nacionais e internacionais, como festivais e seminários.

Das produções já realizadas destacam-se os espetáculos “Dedans – o olhar de dentro”, de 2010; e “Polêmica”, de 2012. Há nove edições, a Tribo promove o projeto “Stam”, formado por shows e cursos na área das danças urbanas. A iniciativa recebe coreógrafos brasileiros e internacionais e atrai cerca de 80 bailarinos por ano. A ideia é proporcionar aos amantes da dança, de iniciantes a profissionais, a experiência de estar no palco.

Em 2013, Wesley e a Tribo foram selecionados para criar e dirigir a coreografia do encerramento do “Gymniasiade- jogos mundiais escolares”, realizado pela Secretaria de Esportes do DF.

WESLEY MESSIAS

Nascido em Brasília, Wesley Messias é coreógrafo de street dancestreet jazz, expressão corporal e dança contemporânea, além de preparador corporal de dançarinos, modelos e atores.
Diretor e coreógrafo da Tribo Companhia de Dança há 17 anos, Wesley foi apontado em 2009 como um dos artistas brasileiros que compõem a História da Dança de Brasília.

Desde 2008, ele participa anualmente do summer workshop da renomada Broadway Dance Center, de Nova Iorque. O diretor e coreógrafo faz pesquisas e leva a arte dos artistas brasileiros pelo mundo, em shows, congressos e eventos de dança. Ele fez parte, por exemplo, da equipe de Ragga Jam da coreógrafa francesa Laure Courtellemont, com quem viajou pela França, Espanha, Rússia e Polônia. Durante passagem pela Itália, Wesley foi convidado a ministrar treinamento de passarela com dança para modelos que iriam desfilar na semana de moda de Milão.

Em 2012, Wesley integrou como coreógrafo e bailarino o BerlinLOOPBrasil, grupo internacional que funde diferentes formas de arte contemporânea, música, dança, cinema e iluminação/artes visuais, além de aproximar as artes do Brasil e da Alemanha.

Por ter cursado teatro musical e realizado pesquisas constantes na área, Wesley foi convidado para coreografar montagens acadêmicas como “Construção”, “Hair”, “Grease” e “Rent”. Em 2015, ele esteve em turnê nacional com o musical “Across the universe- ao som dos Beatles”, mesmo ano em que assinou a direção coreográfica do musical “Ópera do malandro”. Na televisão, Wesley já coreografou comerciais para empresas e instituições como RM Art Studio, Colégio NDA, Ministério Público Federal, IESB, Parkshopping, AC Coelho. Trabalhou também em campanhas politicas e com a cantora pop Francine, de São Paulo, pela Massiva Records.

SERVIÇO:
“As santas quebradas”
Data: 05, 06 e 07 de setembro de 2016
Local: Sala Yara Amaral no Centro Cultural SESI de Taguatinga
Endereço: QNF 24, área especial, Taguatinga Norte
Horário: segunda, às 20h/ terça, às 18h e às 20h/ quarta, às 18h e 20h
Ingresso: R$ 10,00 (meia-entrada)
Classificação indicativa: 12 anos

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

%d blogueiros gostam disto: