Evento debateu o racismo, em alusão à semana em que se comemoram os 123 anos da abolição da escravatura no País, e teve o deputado Professor Israel Batista como um dos organizadores
Foto: Camila Maxi
Alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal participaram do ciclo de debates “Brasil/Portugal, 511 anos – Nossas raízes passam por aqui”, que aconteceu, nesta quinta-feira (12), na Embaixada de Portugal. Eles conheceram um pouco mais da história dos dois países e ainda puderam debater sobre racismo, em alusão à semana em que se comemoram os 123 anos de abolição da escravidão no Brasil.
As palestras tiveram como tema central as relações entre Brasil, Portugal e África “Hoje, no Brasil temos um preconceito velado que precisa ser combatido. Se a juventude decidir combater o racismo, será uma questão superada. Os jovens tem grande potencial para lutar por uma causa, são os que podem mudar a realidade do país”, defendeu o deputado Professor Israel Batista, um dos organizadores do ciclo de palestras.
O evento, também dedicado às celebrações do ano Brasil-Portugal, que acontece em 2012, contou com apresentações artísticas que mesclaram as culturas africana e brasileira, com o grupo de capoeira da ONG Mãe África, da Ceilândia. E uma palestra com o professor Aurélio Araújo, diretor da Escola do Poder Legislativo do DF, que falou das semelhanças entre os três países, e da experiência pessoal na África, em Maputo, capital de Moçambique, onde atuou como voluntário.
“É importante perceber que a diversidade é necessária, gera valores e desenvolve melhor as relações pessoais”, contou Aurélio, que deixou um recado para os jovens, também contra o racismo: “Quando mudamos nossa atitude, mudamos o mundo”.
A aluna do 3º ano do Centro Educacional 04, do Guará, Jhadylla Estephane Paes do Prado Oliveira, 17 anos, disse que foi muito importante participar do evento junto com seus colegas. “Uma pena ainda existir preconceito nos dias de hoje. O racismo deve acabar. E, para isso, é importante conhecer mais as nossas raízes. Somos todos iguais”, defendeu a estudante. Alunos das escolas 404 de Santa Maria e 9 de Ceilândia também participaram do encontro.
Ano de Portugal no Brasil
É um programa em parceria entre os dois países, para divulgação da literatura portuguesa no Brasil e vice-versa, que acontecerá durante ao longo de 2012, ano da parceria cultural Brasil-Portugal. A programação inclui diferentes atividades, além de um ciclo de conferências em várias localidades do Brasil, com autores portugueses e brasileiros.
Assessoria de Imprensa do Deputado
Veja mais:
Professor Israel critica liberação de livros didáticos com erros de português
Deputado Israel Batista quer transparência na nomeação de professores substitutos da rede pública de ensino do DF
Ensino Superior de Brasília, em baixa.
Israel Batista parabeniza 45 anos de jornal de Taguatinga
Qualidade do ensino superior no DF em debate
Plebe Rude homenageada na CLDF
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)