Expresso DF Eixo Oeste vai ligar Ceilândia, Taguatinga e Samambaia ao Plano Piloto .

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Obra que vai ligar Ceilândia, Taguatinga e Samambaia ao Plano Piloto com 43km de vias exclusivas para o transporte público receberá R$ 530 milhões da Caixa Econômica Federal
Um contrato de R$ 530 milhões assinado entre o Governo do Distrito Federal e a Caixa Econômica Federal vai garantir a construção do Expresso DF Eixo Oeste. A obra, que vai facilitar o acesso de moradores de Ceilândia, Taguatinga e Samambaia ao Plano Piloto, é um dos legados na mobilidade urbana do DF.



A via terá 43km de extensão e será exclusiva para os ônibus especiais do sistema BRT (Bus Rapid Transit), o que reduzirá o tempo de viagem. “O BRT é uma mudança de conceito de transporte. Ele é mais barato que o metrô em sua execução, mas muito parecido com o metrô em termos de tecnologia”, explica o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Fauzi Nacfur.

As obras do Eixo Oeste serão divididas em quatro etapas. Uma delas é a construção de um túnel de 830 metros no centro de Taguatinga, que fará a ligação entre a EPTG e a saída do viaduto de Samambaia. A previsão é que o túnel seja o primeiro a ser licitado. Para atender à demanda, a EPTG e a EPIG serão revitalizadas e contarão com mais quatro faixas de rolamento, uma exclusiva para ônibus.

Expresso DF – O sistema BRT também vai ligar Gama e Santa Maria ao Plano Piloto (Eixo Sul), e Sobradinho e Planaltina ao Plano Piloto (Eixo Norte). A previsão é que as obras do Eixo Norte sejam licitadas no próximo mês. 

Já as do Eixo Sul, que terão 35km de vias exclusivas e 15 estações de embarque e desembarque, iniciaram em setembro de 2011. Quando os ônibus começarem a operar, o tempo de viagem será reduzido de 90 para 40 minutos.

A conclusão da obra está prevista para o início de 2014, antes da Copa do Mundo, que terá sete jogos em Brasília. “As obras do BRT Sul estão num ritmo muito acelerado, inclusive com uma estação praticamente pronta, na altura do Park Way, faltando apenas o blindex de fechamento da estação e as catracas”, afirma o diretor geral do DER.

2 Comments

  • Avatar
    Gilmar Torquato , 2 de novembro de 2013 @ 07:20

    Isso vai ser ótimo! Ninguém aguenta mais aquele tráfego pesado no centro de Taguatinga que se arrasta por toda a Via Estádio. Que não demore muito…! A população irá agradecer e muito…

  • Avatar
    Gilmar Torquato , 2 de novembro de 2013 @ 07:21

    Isso vai ser ótimo! Ninguém aguenta mais aquele tráfego pesado no centro de Taguatinga que se arrasta por toda a Via Estádio. Que não demore muito…! A população irá agradecer e muito…

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: