Os interessados poderão entregar, do interior de seu veículo, processos, petições e documentos, que serão recebidos e encaminhados aos órgãos destinatários

Os interessados poderão entregar, do interior de seu veículo, processos, petições e documentos, que serão recebidos e encaminhados aos órgãos destinatários. Inicialmente, o Protocolo Expresso de Ceilândia funcionará com uma cabine e terá o suporte do Posto de Protocolo Integrado, que manterá o atendimento já realizado no interior do fórum.
O horário de atendimento ao público, tanto no Protocolo Expresso, como no Integrado, será das 12h às 18h. O funcionamento do serviço faz parte de um projeto de continuidade administrativa do PLABI (2010-2012) que tem o objetivo de instalar as cabines de Protocolo Expresso em Brasília, Ceilândia e Taguatinga. O de Brasília foi reinaugurado em abril do ano passado em novo local: estacionamento do Estádio Mané Garrincha. Com o início do serviço em Ceilândia, fica faltando apenas o de Taguatinga, que se encontra no estágio final das obras.
O Protocolo Expresso
O Protocolo Expresso é uma alternativa de recebimento de processos, petições e outros documentos referentes a processos judiciais, em cabines externas de atendimento ao público.
O serviço facilita o trabalho dos advogados, que não precisam mais sair do carro para protocolar processos ou petições interlocutórias de 1ª e 2ª instâncias, evitando problemas de estacionamento e filas nos balcões das varas.
Alguns documentos não podem ser entregues nos protocolos expressos, tais como petições iniciais, recursos, petições acompanhadas de títulos de crédito ou documentos não escritos e processos com carga para fotocópia.
O serviço de Protocolo Expresso funciona no fórum de Brasília há quase uma década. A iniciativa do TJDFT foi pioneira no país e deu tão certo que se espalhou para outras cidades, como São Paulo, Fortaleza e Belém. Em 2008, o Protocolo Expresso de Brasília foi notícia na revista Quatro Rodas.